
Escolhida como cidade-laboratório para testes da criação de um sistema de controle de tráfego de voos feitos por drones de delivery, Curitiba reforçou, nesta quarta-feira (26/3), mais uma marca de seu DNA inovador. O prefeito Eduardo Pimentel recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um desses veículos não tripulados. A entrega foi realizada na Ligga Arena, no Smart City Expo Curitiba 2025.
O voo simbólico foi realizado pela Atech, empresa do grupo Embraer e que escolheu Curitiba para os testes práticos do software que está desenvolvendo para o controle aéreo de voos de drones seguros em ambientes urbanos, passando sobre pessoas. E dois novos parceiros aderiram ao teste: os Correios e a Speedbird Aero, fabricante de drone com autorização da ANAC a realizar entregas de produtos com uma aeronave não tripulada no Brasil (sem sobrevoar pessoas).
“Curitiba é uma cidade que sempre esteve na vanguarda tecnológica do país. O grupo Embraer também tem a inovação em seu DNA. Esse ‘casamento’ para o desenvolvimento desse projeto tão importante para o futuro da mobilidade de transporte logístico no país não podia ser mais vencedor, trazendo agora os Correios e a Speedbird”, ressaltou o CEO da Atech, Rodrigo Persico.
Em respeito à regulamentação da Anac, o delivery por drone desta manhã foi realizado em uma rota evitando o fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo).
O pouso foi feito com precisão no local previsto na área externa do estádio, onde está a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba que debate e apresenta soluções para a mobilidade do futuro.
Uma profissional dos Correios retirou a “encomenda” do drone e entregou ao prefeito Eduardo Pimentel. No pacote, uma miniatura do veículo aéreo da Speedbird Aero que fez o delivery, acompanhado de duas placas de agradecimento pela parceria com Curitiba.
Made in Brasil
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou que a capital paranaense faz parte do desenvolvimento de uma revolução logística que será utilizada em todas as cidades e que está se tornando realidade com tecnologia 100% brasileira.
Além da Atech, responsável pelos software usados para controle de voos na aviação brasileira, a Speedbird Aero também é uma empresa nacional que atua no mundo todo, contou o CEO da companhia, Manoel Coelho. “Geralmente, pensamos que estamos atrasados aqui, no Brasil, em tecnologia. Não é verdade. A Speedbird já comprovou isso no exterior. O Brasil está à frente, tem empresas como a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo”, ressaltou Coelho.
Sandbox e “estradas do céu”
“O delivery por drones vai se tornar realidade em todas as cidades do mundo e vai diminuir o tempo de entrega, tirar veículos das ruas, melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Por isso, temos de trabalhar em conjunto, os governos e as entidades privadas para que se desenvolva esse sistema dentro da regulamentação”, disse Eduardo Pimentel.
A parceria da Prefeitura com a Atech foi possível pelo Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021 e que autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos.
*Com informações da prefeitura de Curitiba, no Paraná