IBM: mainframe com IA realiza 450 bilhões de inferências por dia
Empresa diz que z17 é 100% criptografado e é capaz de suportar mais de 250 casos de uso de IA, IA generativa e agentes IA.

A IBM anunciou o lançamento da mais recente versão de seu hardware de mainframe, o IBM z17, aposta da empresa para faturar com a adoção de inteligência artificial em diversos setores. A disponibilidade geral dos mainframes IBM z17 está prevista para 8 de junho.
O IBM z17, um mainframe totalmente criptografado, é alimentado pelo processador IBM Telum II e foi projetado para suportar mais de 250 casos de uso de IA, incluindo agentes inteligentes e IA generativa, segundo a empresa.
Apesar de serem vistos por alguns como tecnologia ultrapassada, os mainframes ainda são amplamente utilizados, estando presentes em 71% das empresas listadas na Fortune 500. O mercado de mainframes movimentou cerca de US$ 5,3 bilhões em 2024, conforme dados da consultoria Market Research Future.
O novo z17 apresenta um aumento de 50% na capacidade de processamento de operações de inferência em comparação com seu antecessor, o IBM z16, lançado em 2022. A nova máquina é capaz de realizar 450 bilhões dessas operações por dia e foi projetada para integração total com outros hardwares, softwares e ferramentas de código aberto.
Segundo a IBM, o desenvolvimento desta atualização do mainframe levou cinco anos. Foram mais de 2.000 horas de pesquisa, coletando feedback de mais de 100 clientes durante a construção do z17, e chega para tentar posicionar a empresa na onda da inteligência artificial.
O mainframe suportará inicialmente 48 chips aceleradores de IA IBM Spyre, com planos de aumentar esse número para 96 dentro de 12 meses. Mas promete maior eficiência energética em comparação com seu antecessor e, supostamente, com concorrentes, como um dos destaques do novo hardware.