GlobalData: tarifaço do Trump muda tudo em serviços de TI. Disputa por preço perde vez
Consultoria prevê interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos em projetos de hardware e gastos empresariais cautelosos. Oferta de contratos por resultados surge como diferencial.

As políticas tarifárias do governo dos EUA remodelam a dinâmica do comércio global, gerando incerteza em todos os setores. Para o mercado de serviços de TI, isso significará interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos em projetos de hardware e gastos empresariais cautelosos. No entanto, em meio à volatilidade, a transformação digital segue como imperativo estratégico.
As empresas que adotam a nuvem, a inteligência artificial (IA) e a automação terão vantagem e vão se adaptar mais rapidamente e manter a agilidade operacional em um ambiente cada vez mais complexo, afirma a consultoria GlobalData.
Para o mercado de serviços de TI, o impacto direto das tarifas, uma vez em vigor, será na capacidade de aquisição de hardware nos EUA, bem como no aumento de preços. Projetos que envolvem hardware de TI também podem sofrer atrasos devido à interrupção. Isso porque as empresas mais impactadas pelas incertezas reduzirão gastos e investimentos futuros. Projetos tendem a ser adiados ou arquivados.
“O lado positivo é que as empresas já começaram a perceber os benefícios a longo prazo de transformar seus negócios usando soluções digitais, e essa tendência continuará. As empresas que transformarem seus negócios usando soluções digitais, incluindo nuvem e IA vão enfrentar a tempestade”, observa o diretor de Pesquisa de Tecnologia da GlobalData, Siow Meng Soh.
Aos provedores de serviços de TI, o uso de serviços em nuvem pode mitigar os desafios relacionados ao custo de hardware e às interrupções na cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes a capacidade de expandir/reduzir de acordo com a demanda. As corporações também podem buscar implementar soluções de IA com agentes para reduzir o custo da entrega de serviços de processos de negócios e produzir melhores resultados comerciais para os clientes.
“Robótica, IA (incluindo visão computacional), análise de dados, Internet das Coisas (IoT) e computação de ponta serão algumas das principais tecnologias que impulsionarão a automação de processos. Os provedores de serviços com forte foco no setor de manufatura devem contatar proativamente os clientes para discutir a importância dessas tecnologias. Em tempos de incerteza, a concorrência se tornará mais intensa. Os provedores de serviços de TI precisam desenvolver contratos baseados em resultados, em vez de competir por preço”, completa Siow Meng Soh.