GovernoInternet

CGU vai premiar amplo uso das 14 mil bases de dados abertos do governo

Iniciativa incentiva reuso do Portal Brasileiro de Dados Abertos

A Controladoria-Geral da União abriu o 1º Concurso de Reúso de Dados (REDATA), com inscrições abertas até 9 de junho de 2025. A iniciativa busca estimular o uso criativo e estratégico de dados abertos governamentais, promovendo a transparência, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e incentivando a criação de soluções inovadoras para desafios sociais e econômicos.

Os dados abertos são informações públicas que podem ser livremente utilizadas, modificadas e compartilhadas, desde que sejam respeitados os créditos da fonte. Disponibilizados em formatos digitais acessíveis, esses dados são essenciais para aprimorar a administração pública, fomentar negócios privados e estimular a inovação. No Brasil, o Portal Brasileiro de Dados Abertos, criado em 2012, já reúne mais de 14 mil conjuntos de dados sobre temas como educação, saúde, economia e meio ambiente.

O concurso tem como principais objetivos fortalecer a cultura de dados abertos, estimular o seu reúso na criação de produtos e serviços, impulsionar avanços tecnológicos e identificar soluções inovadoras tanto no setor público quanto no privado. Além disso, busca incentivar a utilização dos dados disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

A competição está aberta a um público diversificado, incluindo servidores públicos, empregados do setor privado, representantes de instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e veículos de imprensa, além de pessoas jurídicas e organismos internacionais. Cidadãos sem vínculo institucional também podem participar. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em equipes de até 20 integrantes, e cada participante ou grupo pode submeter mais de uma iniciativa, desde que sejam propostas distintas.

Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios como inovação, impacto social, transparência e controle social, qualidade da apresentação e inclusividade. As três melhores iniciativas receberão troféus, certificados e o direito de utilizar o Selo Dados Abertos em suas divulgações. Além disso, os projetos vencedores farão parte do banco de inovações do Portal Brasileiro de Dados Abertos, ampliando sua visibilidade e potencial de impacto.


Botão Voltar ao topo