
A Oi, por meio de sua unidade de negócios Oi Soluções, iniciou 2025 reforçando sua atuação no segmento de cloud computing. Nos últimos meses de 2024, a companhia venceu licitações e assinou contratos que somam R$ 33 milhões em novas receitas. Entre os projetos estão licitações para a Câmara Municipal de Londrina, Senac do Rio Grande do Sul, Senac do Paraná, Ministério Público do Tocantins, Instituto de Federal do Norte de Minas, Sistema Estadual de Análise de Dados do governo estadual de São Paulo e a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).
A aposta estratégica da Oi no mercado de cloud se baseia nas expectativas promissoras para o setor, que no Brasil cresce a uma taxa anual superior a 30%, de acordo com a consultoria Gartner, referência global em cenários e tendências de TI.
“O mercado de cloud computing no Brasil continua em franca expansão, consolidando o país como um dos maiores mercados de nuvem na América Latina. Esse crescimento é impulsionado pela crescente adoção de soluções digitais, pela necessidade de modernização dos sistemas corporativos e pela busca por maior eficiência operacional”, explica Renato Simões, diretor de Produtos e Arquitetura de soluções da Oi Soluções. Ele acrescenta que a empresa tem intensificado seus investimentos em infraestrutura, capacitação de equipes e inovação tecnológica para atender a essa demanda crescente.
Como parte dessa estratégia, a Oi está ampliando seu Centro de Competência em Nuvem (CCoE), na sigla em inglês, reunindo especialistas em otimização de processos, métodos ágeis e desenvolvimento de soluções personalizadas para seus clientes. A empresa espera expandir sua base de clientes corporativos, oferecendo uma jornada para a nuvem mais assertiva, segura e escalável – um movimento que reflete o compromisso estratégico da Oi em atender à crescente demanda por soluções completas de cloud no país.
“Nosso objetivo não é apenas fornecer tecnologia, mas atuar como um parceiro estratégico dos nossos clientes. Entendemos que a transformação digital deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Estamos aqui para garantir que essa transição ocorra de forma eficiente, segura e com benefícios econômicos claros para as empresas e instituições”, destaca Ricardo Freire, diretor de Governo da Oi Soluções, explicando que parte dos contratos foram firmados por ata de registro de preços, permitindo que outros estados e municípios possam aderir aos serviços pelo mesmo valor.
Dois dos pilares da expansão do Centro de Competência em Nuvem são a gestão econômica e a segurança na nuvem. A empresa investiu em novas tecnologias e processos para ajudar os clientes a otimizar custos, aumentar a previsibilidade orçamentária e reduzir desperdícios nos ambientes de nuvem. Ao mesmo tempo, vem reforçando as suas capacidades em segurança, integrando tecnologias avançadas e inteligência de ameaças para proteger os ambientes híbridos e multicloud dos clientes.
A expansão no segmento de cloud marca uma evolução da companhia em sua trajetória dos últimos seis anos, após um profundo processo de reestruturação, que incluiu a venda de suas operações de telefonia móvel e fibra no varejo. “A integração de serviços de cloud com outras tecnologias como redes 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e edge computing reforça nossa proposta de criar soluções inovadoras e marca um passo estratégico na atuação da Oi como um player importante no ecossistema digital do país”, concluiu Freire.