
Por Fernanda Ângelo
O SAS anunciou, durante o evento SAS Innovate em Orlando (EUA), nesta quarta-feira, 7/5, uma parceria estratégica com a Epic Games para levar gêmeos digitais mais realistas e inteligentes à indústria. Pela parceria, a companhia vai unir as capacidades de inteligência artificial e de análise avançada de dados de suas soluções, incluindo a plataforma SAS Viya, com o motor de desenvolvimento de jogos e simulações em tempo real Unreal Engine (UE), da Epic, para que fabricantes simulem ambientes e processos complexos em 3D antes de aplicá-los na prática.
A Georgia-Pacific (GP), uma das maiores fabricantes de papel e derivados de madeira do mundo, já está testando a solução conjunta em suas instalações em Savannah River Mill, onde produz guardanapos, toalhas e papel higiênico. Segundo Roshan Shah, vice-presidente de IA e Produtos da GP, o objetivo é otimizar o uso de veículos autônomos (AGVs) e outros processos fabris, melhorando eficiência, produtividade e segurança. “Com a ajuda do SAS e do Unreal Engine, conseguimos criar simulações realistas das operações da fábrica”, afirmou. “Esses gêmeos digitais trazem uma análise poderosa e simulações realistas que impulsionam a tomada de decisão e a produção”, afirma.
Para criar os ambientes digitais, a Georgia-Pacific utilizou o aplicativo RealityScan, da Epic, para capturar imagens detalhadas da planta e integrá-las ao UE. Como resultado, além de importantes reduções de custos, a empresa tem conseguido testar mudanças sem interromper a linha de produção e, consequentemente, chegar a produtos de melhor qualidade. “O SAS está abrindo caminho para que fabricantes deem vida a dados complexos com visualizações em 3D, tornando os gêmeos digitais mais acessíveis e impactando diretamente os resultados dos negócios”, disse Bill Clifford, vice-presidente do Unreal Engine na Epic Games.
Segundo os executivos, o diferencial da tecnologia está na combinação entre a fidelidade visual do UE e os recursos analíticos da plataforma Viya. A integração permite executar simulações com dados reais, identificar gargalos e antecipar problemas antes que aconteçam. Essa abordagem acelera decisões e reduz custos operacionais, já que testes caros e demorados no ambiente físico podem ser evitados.
Além de transformar o chão de fábrica, a tecnologia também promete impactar positivamente outros setores. “À medida que a indústria contrata uma nova geração de trabalhadores, é fundamental tornar o uso de dados e IA mais atrativo”, disse Bryan Harris, CTO do SAS. “Tecnologias inspiradas em jogos podem tornar tarefas menos repetitivas e mais engajadoras, aumentando a produtividade e os resultados.”
Com essa aliança, SAS e Epic Games pretendem expandir os gêmeos digitais para outras empresas do setor industrial e explorar aplicações em áreas como saúde e urbanismo. Em hospitais, por exemplo, a solução pode otimizar fluxos de pacientes e prever manutenção de equipamentos; em cidades inteligentes, pode apoiar o planejamento urbano sustentável com mais precisão e realismo, conforme mencionou William Collis, diretor de gaming analytics e simulações do SAS.