
Um ataque cibernético baseado em um ransomware Gunra – em seus primeiros ataques no país – atingiu a rede de Drogarias Globo e a Distribuidora farmacêutica Nazaria, pertencente ao grupo florianense Jorge Batista, um dos maiores grupos do Piauí, causando a completa paralisação das operações comerciais desde a última segunda-feira (12). Segundo informações, os prejuízos até o momento se somam R$ 400 milhões.
Os criminosos responsáveis exigem um pagamento de resgate em criptomoedas para restaurar o acesso aos dados e sistemas comprometidos. Não há informação se a empresa pagou ou não o resgate solicitado. Tampouco do valor pedido pelo resgate.
Segundo nota publicada na página da rede no Instagram, a equipe de segurança da informação do grupo afirmou estar trabalhando para normalizar os serviços. Segundo informações ainda do Lupa 1, desde o ataque nenhuma venda na Distribuidora Nazaria foi feita afetando toda a cadeia de distribuição. Na Drogarias Globo, o atendimento sofreu impacto, com limitações e atrasos em diversas unidades.
O portal Ciso Advisor observou que o Grupo Jorge Batista está no site de vazamentos do Gunra na dark web, onde existe uma pasta denominada Banco do Brasil e dentro dela outras 19, além de documentos como planilhas com nomenclaturas compatíveis com o departamento financeiro de qualquer empresa.
Apesar dos nomes expostos, os arquivos não estão disponíveis para download: na tentativa, uma mensagem aparece informando que é preciso contato com o Gunra para negociar o download do arquivo: “Note: If you want to donwload all this company data, Please Contact US “, diz o aviso.