InternetMercadoTelecom

Por fibra óptica, Vivo compra o controle da Fibrasil por R$ 850 milhões

Em 2024, a Fibrasil alcançou 4,6 milhões de domicílios, em 151 cidades de 22 estados. Transação tem de passar pelo CADE e pela Anatel.

A Telefônica Brasil (Vivo) comprou totalidade das ações de emissão da Fibrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S.A. (Fibrasil) detidas pelo Caisse de dépot et placement du Québec (diretamente e por meio de sua subsidiária Fibre Brasil Participações), representando 50% do capital social total da Fibrasil, por R$ 850 milhões.

O instrumento prevê pagamento em parcela única no fechamento da operação. Segundo o comunicado, o valor será ajustado por correção monetária entre a data de assinatura e o closing. A companhia não detalhou eventual impacto no endividamento, mas informou que a aquisição será quitada com caixa próprio.

Após a conclusão da transação, a Vivo deterá ações representando 75,01% do capital social total da Fibrasil, sendo que a Telefónica Infra S.L. Unipersonal permanece com o percentual de 24,99%. Com o movimento, a Telefónica S.A., passa a controlar, indiretamente, 100% da FiBrasil. A operação está sujeita à aprovação do CADE e da Anatel, bem como, se aplicável, posterior submissão da ratificação da transação à assembleia geral de acionistas da companhia.

Em 2024, a Fibrasil alcançou 4,6 milhões de domicílios, em 151 cidades de 22 estados. Com a aquisição, a Vivo amplia sua flexibilidade para avaliar novas oportunidades de expansão no mercado de fibra. Hoje, a companhia cobre cerca de 30 milhões de domicílios e empresas, distribuídos em 444 cidades, e conta com 7,2 milhões de clientes conectados.

No comunicado ao mercado, a Vivo diz que a integração da FiBrasil, que nasceu para ser rede neutra, está alinhada à estratégia de crescer com a oferta combinada de serviços fixos e móveis.


Botão Voltar ao topo