GovernoMercado

SPED: Receita mantém data de 20 de agosto para encerrar conexões Web Service da EDF-Reinf com protocolos antigos

Falhas na comunicação, no entanto, estão sendo reportadas desde agora. Em comunicado, Fisco recomenda aos usuários e fornecedores que atualizem os protocolos.

A Receita Federal publicou um comunicado no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) orientando contribuintes que relataram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente fazer a conexão.

A falha está sendo notada nos últimos dias e há o seguinte aviso: “A comunicação com o WebService da EFD-Reinf está indisponível. Você deve aguardar alguns instantes, e em seguida efetuar uma nova solicitação de atualização da situação dos arquivos.”

A Receita enfatiza que a partir de 20 de agosto, a EFD-Reinf deixará de permitir conexões utilizando os protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1, conforme antecipado pela autarquia.

O comunicado explica que usuários e fornecedores de software devem fazer essa atualização para evitarem problemas a partir desta data. O ambiente de produção restrita já está configurado para permitir somente versão TLS 1.2 ou superior e pode ser utilizado para validar a mudança do protocolo.

Para maiores informações sobre cifras criptográficas e protocolos TLS suportados, a Receita orienta a consulta ao Manual de Orientação ao Desenvolvedor da EFD-Reinf, disponível aqui.


Botão Voltar ao topo