MercadoSegurança

Holambra Cooperativa reduz em 35% falsos positivos em cibersegurança

Empresa contratou a SonicWall para rever a sua estratégia de redesenhar a arquitetura de segurança da informação.

A Holambra Cooperativa Agroindustrial reduziu em 35% os falsos positivos ao rever a sua estratégia de cibersegurança, a partir da contratação de soluções da SonicWall. Com sede em Paranapanema, São Paulo, a companhia conta com 11 sites, 700 colaboradores diretos e cerca de 6000 profissionais que interagem de forma indireta com a Holambra Cooperativa Agroindustrial. Hoje, cerca de 80% das commodities da cooperativa são exportadas para países como EUA e China.

Além de reduzir os falsos positivos, houve também a diminuição das visitas técnicas. “Conseguimos baixar de 40 visitas técnicas por mês aos vários sites da Holambra espalhados pelo Sudoeste Paulista para, no máximo, e de forma eventual, 1 visita por semana. Ficou mais fácil atuar remotamente, de forma preventiva, em todo o nosso ambiente digital”, conta Cesar Brito, gerente de tecnologia da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

A adoção do SonicWall Capture Client aumentou a resiliência cibernética dos desktops, notebooks e servidores da organização. O Capture Client é uma solução de Endpoint Detection & Response (EDR) com recursos como proteção contra malware baseada em análise de comportamento, identificação e bloqueio de novas ameaças e visibilidade sobre as vulnerabilidades das aplicações rodando no dispositivo.

“Nossa força de vendas e o corpo de diretores e gerentes, em especial, muitas vezes trabalham fora do perímetro da empresa. Para garantir a integridade dos computadores desses profissionais incluímos todos na nossa rede e realizamos a gestão remota desses PCs. Usamos o Capture Client para elevar o nível de segurança e de gerenciamento desses dispositivos. A liberdade dos nossos colaboradores é protegida por nós”, detalha Brito.

O refresh do ambiente de segurança com a SonicWall aconteceu em 2024 com a implantação de firewalls geração 7 tanto na sede da cooperativa, em Paranapanema, como em 9 outros sites. Enquanto na sede atua o Firewall as a Service SonicWall NSa 2700 em alta disponibilidade (HA), nas outras localidades estão em operação Firewalls as a Service SonicWall TZ370 e SonicWall TZ270.


Com diferentes fornecedores de serviços de Telecom, a Holambra optou por configurar a comunicação entre todas as suas unidades a partir do ambiente SonicWall. Quando necessário, configura VPNs seguras entre as diversas plantas da empresa. “Outro recurso que utilizamos é o Web Filter, que nos dá todo o suporte para proteger o acesso de nossos usuários ao conteúdo Web”, observa Brito. “Conseguimos, ainda, realizar a aplicação de políticas de segurança em toda o ambiente corporativo, além de atualizar a plataforma para identificar agentes. Diante de uma ameaça em potencial, usamos a plataforma SonicWall para identificar esse perigo e bloqueá-lo”.

Nessa jornada, Brito contou com os serviços da equipe da Informo, parceira de negócios da SonicWall que atende a Holambra. “A Informo é vista por nós como uma extensão da nossa TI. Trata-se de um parceiro premium, nota 10. Recentemente, quando precisamos ampliar nosso ambiente de cybersecurity, os profissionais informo se sentaram com nossa equipe e colaboraram no redesenho de nossa arquitetura. Atitudes como estas nos dão uma grande confiança neste parceiro”.

Botão Voltar ao topo