Trump faz tarifaço de 50% no cobre e atinge em cheio segmento de data centers
Ação também atinge as redes elétricas. "O cobre é necessário para semicondutores data centers, baterias de íons de lítio, sistemas de radar, sistemas de defesa antimísseis e até mesmo armas hipersônicas, das quais estamos construindo muitas", sustentou Donald Trump.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a partir de 1 de agosto, vai impor tarifas de 50% sobre o cobre e a medida incluiria produtos semiacabados, como os usados em redes elétricas, no setor militar e em data centers, informou a Bloomberg News. Trump alega que o tarifaço é necessário para promover o desenvolvimento doméstico de uma indústria crítica para defesa, eletrônicos e automóveis.
“O cobre é necessário para semicondutores, aeronaves, navios, munições, data centers, baterias de íons de lítio, sistemas de radar, sistemas de defesa antimísseis e até mesmo armas hipersônicas, das quais estamos construindo muitas”, disse Trump em uma publicação na sua própria rede social, a Truth Social.
A Casa Branca ordenou uma investigação da Seção 232 sobre as importações de cobre em fevereiro, usando uma lei que dá ao presidente autoridade para impor tarifas mais altas com base em argumentos de segurança nacional. Economistas norte-americanos alertam que esse tarifaço vai se reverter em custos para os consumidores americanos.