CarreiraInovaçãoMercado

Inteligência Artificial é o tema do SAS Hackathon 2025

Inscrições estão abertas e na edição 2024, a Vivo foi vencedora da categoria Telecomunicações. Iniciativa é voltada para cientistas de dados, desenvolvedores e analistas de negócios e estudantes.

A 5ª edição do SAS Hackathon, com inscrições abertas até 31 de agosto, oferece uma excelente oportunidade para pessoas de diferentes áreas e níveis de experiência – desde cientistas de dados e desenvolvedores até analistas de negócios e estudantes – expandirem seus conhecimentos em IA.

O SAS Hackathon é um evento global totalmente digital, com duração de um mês, em que as equipes participantes colaboram e competem para solucionar desafios reais da sociedade e de negócios usando IA de última geração e análises avançadas.

O evento acontece entre 15 de setembro e 10 de outubro. Todos os projetos serão avaliados por uma banca de especialistas de IA e análise de dados, e os vencedores por categoria e por setor serão anunciados no final deste ano.

Entre as tecnologias disponibilizadas para as equipes participantes da edição de 2025 estão:

SAS Viya – plataforma nativa na nuvem de dados e IA do SAS.
SAS Viya Workbench – um novo ambiente de desenvolvimento, baseado em nuvem, para a criação de modelos de IA.
SAS Data Maker – um gerador seguro de dados sintéticos.
Trilhas setoriais


Os participantes do SAS Hackathon podem estar – e muitas vezes estão – em diferentes continentes. Por isso, os especialistas do SAS irão liderar (e avaliar) trilhas específicas por setor:

  • Bancário
  • Energia e telecomunicações
  • Saúde e ciências da vida
  • Seguros
  • Setor público
  • Varejo, bens de consumo e manufatura
  • IoT (Internet das Coisas) – projeto intersetorial

Nova trilha individual para estudantes

Há décadas, o SAS apoia estudantes universitários que buscam aprimorar suas habilidades analíticas. E o SAS Hackathon tem sido uma ótima maneira para eles conquistarem uma experiência valiosa – e valorizada no mercado – em dados e IA. Nos últimos cinco anos, eles criaram equipes exclusivas de estudantes ou participaram de outras equipes do SAS Hackathon, trabalhando em conjunto para escolher uma trilha setorial, definir o desafio a ser enfrentado, alinhar as fontes de dados e submeter projetos para avaliação.

Neste ano, embora eles ainda possam criar ou participar das equipes setoriais, o SAS Hackathon oferece uma nova opção: se inscrever em uma trilha individual para estudantes, usando seu e-mail acadêmico. Os participantes dessa trilha usarão o Cortex, um jogo de simulação analítica desenvolvido pelo SAS em parceria com a HEC Montréal, a maior escola de negócios do Canadá, para resolver um desafio relacionado à captação de recursos.

Os estudantes que participarem dessa trilha usarão software SAS e modelagem preditiva para identificar potenciais doadores que devem ser contatados para obter o máximo de lucro e minimizar os custos. Além disso, o SAS fornecerá um conjunto de dados e o acesso ao software, enquanto os estudantes construirão os modelos, submeterão suas listas de contatos otimizadas e, assim, competirão por um lugar no ranking.

“O SAS Hackathon oferece aos participantes uma valiosa experiência prática, onde eles têm a oportunidade de interagir com profissionais de IA e análise de dados do mundo todo, além de colaborar em desafios grandes e significativos para suas empresas, universidades e comunidades”, disse Peter Lundqvist, produtor global do SAS Hackathon. “Essa experiência com dados e IA pode turbinar portfólios e ajudá-los a avançar na carreira”.

Botão Voltar ao topo