Porto contrata Commvault para unificar plataforma de backup
Companhia implantou solução da Commvaut e ganhou agilidade na restauração dos sistemas, conta o gerente líder de tecnologia de backup, Daniel Martins.

Com uma operação que envolve mais de 13 mil colaboradores, 27 empresas e uma estrutura complexa de TI, a Porto, companhia com atuação na área de seguros, saúde, serviços financeiros e soluções para residências e automóveis, buscava otimizar sua solução de backup baseada em agentes e hardwares legados.
Diante da volumetria e da diversidade de ambientes, existia um esforço das equipes técnicas para garantir janelas de backup eficientes e restaurar arquivos rapidamente, o que, em determinadas situações, refletia diretamente nas operações críticas do negócio. A Porto abriu um RFP (“Request For Proposal”) com o intuito de evoluir e transformar sua solução anterior de backup, que já não atendia às exigências de escala e recuperação de informações.
A Commvault foi a escolhida com a solução Commvault Complete Data Protection, com foco em abrangência em backup, recuperação e proteção de dados. Adquirida em 2023, a infraestrutura foi instalada em janeiro de 2024 e a primeira execução de backup realizada em maio. O projeto contemplou uma migração gradual, priorizando ambientes mais simples antes de integrar sistemas críticos da empresa.
“O projeto nos trouxe não só mais segurança, mas também a possibilidade de consolidar nossas operações de backup em uma plataforma única. Com a solução, reduzimos drasticamente o tempo de restauração e ganhamos mais controle e visibilidade sobre os dados”, destaca Daniel Martins, líder de tecnologia de backup da Porto. “Hoje, restauramos arquivos essenciais com poucos cliques e garantimos máxima confiabilidade para nossos negócios e clientes”, pontua o executivo.
Com a tecnologia Commvault, a Porto alcançou avanços expressivos:
Permitir que os profissionais responsáveis pela plataforma de Backup foquem em atividades estratégicas e em ganho de eficiência;
Integração otimizada com ambientes Oracle e Exadata, possibilitando novas experiências e investimentos em soluções adicionais;
Automação de testes de recuperação de dados, eliminando a necessidade de intervenção manual e reduzindo riscos operacionais;
Impulsionar a maturidade de auditorias, com agilidade nos restores para suportar os processos de “Compliance”.
Segundo ainda o líder de tecnologia de backup da companhia, o próximo passo da Porto será ampliar sua estratégia de Cyber recovery para garantir ainda mais segurança e continuidade operacional. Com essa evolução, a companhia reafirma seu compromisso com inovação e excelência na gestão de dados.
“Temos conversado com vários clientes sobre se recuperar mais rápido e facilitar testes de recuperação do que é importante para identificar e otimizar cada vez mais a estratégia de Cyber Resilience. A parceria com a Porto é um excelente exemplo de como a tecnologia certa, combinada com uma visão estratégica de TI, pode melhorar a forma como as empresas protegem e gerenciam seus dados”, diz Marcelo Rodrigues, country manager da Commvault.