
A internet via satélite Starlink, da SpaceX, sofreu uma de suas maiores interrupções internacionais, deixando dezenas de milhares de usuários offline, uma interrupção rara que levou a um pedido de desculpas de executivos seniores, incluindo o fundador Elon Musk.
A Starlink, que tem mais de seis milhões de usuários em cerca de 140 países e territórios e no Brasil soma mais de 400 mil assinantes, sofreu uma interrupção nesta quinta-feira, 23/7, que durou cerca de duas horas e 30 minutos, de acordo com Michael Nicolls, vice-presidente de Engenharia da Starlink, em uma publicação no X.
A interrupção foi um contratempo raro para o negócio comercialmente mais sensível da SpaceX, que levou especialistas a especularem se o serviço, conhecido por sua resiliência e rápido crescimento, foi afetado por uma falha, uma atualização de software malfeita ou até mesmo um ataque cibernético.
Os usuários começaram a sofrer a interrupção por volta das três da tarde na Costa Leste dos Estados Unidos (19h GMT) na quinta-feira, de acordo com o Downdetector, um rastreador de interrupções colaborativo que informou que até 61.000 relatos de usuários foram feitos ao site.
No Brasil, onde a operadora soma mais de 385 mil assinantes no País, foram registradas cerca de 14 mil queixas sobre instabilidades e/ou ausência do serviço de acesso à Internet.
“A interrupção ocorreu devido a uma falha nos principais serviços internos de software que operam a rede principal”, explicou Nicolls em sua publicação. “Pedimos desculpas pela interrupção temporária em nosso serviço; estamos profundamente comprometidos em fornecer uma rede altamente confiável e buscaremos a causa raiz deste problema e garantiremos que ele não ocorra novamente”, disse ele.
Musk também se desculpou: “Desculpem a interrupção. A SpaceX resolverá a causa raiz para garantir que isso não aconteça novamente”, escreveu o CEO e fundador da SpaceX no X.
A SpaceX lançou mais de 8.000 satélites Starlink desde 2020, construindo uma rede exclusivamente distribuída em órbita baixa da Terra que atraiu intensa demanda de militares, indústrias de transporte e consumidores em áreas rurais com acesso precário à internet tradicional baseada em fibra óptica.
A Starlink tem se concentrado fortemente nos últimos meses na atualização de sua rede para atender às demandas por maior velocidade e largura de banda. Esta é a primeira interrupção geral da Starlink em 2025. A última queda aconteceu na noite de 28 de maio de 2024, resolvida em cerca de uma hora.
*Com agências internacionais