Era da Inteligência Artificial faz SoftwareOne ir às compras e adquirir a Crayon por R$ 3,5 bilhões
A sinergia virá das operações em áreas como inteligência artificial, gestão de custos em nuvem, evolução digital e cibersegurança.

A SoftwareOne, companhia especializada em soluções de software e tecnologia de nuvem e serviços, anunciou nesta quarta-feira, 30/7, a aquisição da Crayon, empresa expert em gestão de ativos de software, licenciamento e serviços gerenciados em nuvem. O valor da aquisição foi de CHF 515 milhões, o equivalente a cerca de R$ 3,5 bilhões. Expectativa a partir dessa compra é de que a receita total possa chegar a cerca de CHF 1,6 bilhão, mais de R$ 11 bilhões, consolidando a presença da SoftwareOne em mais de 70 países, com mais de 13 mil funcionários.
A aquisição amplia o portfólio de serviços da SoftwareOne e fortalece alianças com os grandes provedores de nuvem, como Microsoft, AWS e Google Cloud. A sinergia entre as operações visa os ganhos de escala em conjunto com uma entrega mais sofisticada em áreas importantes, como inteligência artificial, gestão de custos em nuvem, evolução digital e cibersegurança.
“Este é um marco importante para a SoftwareOne e para o setor. A integração da Crayon nos permite combinar competências técnicas, ampliar nossa presença geográfica em mercados-chave e criar oportunidades de crescimento à medida que o setor evolui rapidamente na era da IA”, destaca o Country Manager da SoftwareOne Brasil. Otavio Argenton.
A partir de agora, os clientes das duas empresas continuarão sendo atendidos por suas equipes habituais, sem alterações nos contratos vigentes ou nos pontos de contato, mas passam a ter acesso progressivo ao conjunto ampliado de soluções.
Argenton explica que, durante o período de transição – o tempo não foi revelado pela companhia – as duas empresas vão usar as suas marcas. Mas depois a nova organização vai operar sob a marca global SoftwareOne. A escolha busca aproveitar o reconhecimento internacional da marca, listada na bolsa suíça SIX e agora também na Euronext Oslo, ao mesmo tempo em que incorpora o legado estratégico e cultural da Crayon.
Durante a transição, a marca Crayon seguirá ativa em determinados canais e mercados, garantindo continuidade nas relações comerciais estabelecidas com clientes, parceiros e ecossistemas locais.