GovernoInovaçãoMercado

Piauí quer empréstimo de US$ 60 milhões com o BID para data center dedicado à Inteligência Artificial

SoberanIA, a IA desenvolvida no estado, já tem o primeiro serviço disponível para o cidadão: o BO Fácil, que permite abrir boletim de ocorrência, via áudio no WhatsApp. "Já temos milhares disponíveis. Desburocratizamos o serviço", diz Ellen Gera, diretor presidente da ETIPI.

O Piauí negocia um empréstimo de US$ 60 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ter um data center dedicado exclusivamente à Inteligência Artificial, antecipa à CDTV, do portal Convergência Digital, Ellen Gera, diretor-presidente da ETIPI, a empresa de tecnologia do estado, durante o SECOP 2025, realizado pela ABEP-TIC e organizado pela Network Eventos, em Brasília.

Gera contou no CDCast/SECOPCast, que a SoberanIA, a IA 100% nacional desenvolvida no Estado, foi lançada no dia 25 de junho, e já tem um produto real em teste. Trata-se do BO Fácil, um serviço que permite ao cidadão abrir um boletim de ocorrência por meio de áudio encaminhado pelo WhatsApp.

“Nós temos policiais para, junto com a IA definir os que podem seguir ou não. Mas só poder mandar um áudio já é desburocratizar o atendimento ao cidadão. E esse é o primeiro de muitos que estão por vir”, diz o diretor da Etipi. Gera conta ainda que o plano do governo é criar uma plataforma que uma IA, APIs e sistemas transparentes às demandas do cidadão. “O governo tem de ser proativo. Não é o cidadão procurar o governo. Nós temos e podemos de agir antes para que possamos ter um serviço efetivo”, relata.

O diretor presidente da empresa de tecnologia do Piauí diz que a transformação digital só foi possível porque é um projeto liderado pessoalmente pelo governador Rafael Fontelles. “O apoio do governador nos permitiu criar o GovPI e criar serviços na área de saúde. Hoje o tempo de espera em fila para exames no estado é de 10 dias. No Brasil, a média é de 50 dias”. Assista a entrevista com Ellen Gera, diretor presidente da Etipi.


Botão Voltar ao topo