GovernoInovaçãoMercado

NVIDIA vai instalar supercomputador para IA no Rio de Janeiro

Rio também assinou com Oracle e Elea por data center. "Vamos ser a capital da inteligência artificial no Brasil", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Prefeitura do Rio firmou, nesta quinta-feira (14/8), parcerias para desenvolver três iniciativas de inteligência artificial. O Rio será a primeira cidade da América Latina a ter o selo NVIDIA AI City. A multinacional norte-americana vai instalar um supercomputador no Porto Maravalley. Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a PUC-Rio, foi lançado o programa Rio.IA – Hub Carioca de Inteligência Artificial, também no Porto Maravalley. E o prefeito Eduardo Paes assinou ainda um memorando de entendimento com a Oracle e a Elea Data Centers para impulsionar o Rio AI City. Os anúncios foram feitos na Rio Innovation Week.

“Assinamos com a maior produtora de chips do mundo, desejada por todos. Vamos comprar equipamentos da NVIDIA, capacidade computacional. Temos um grande provedor de capacidades computacional, que é a Oracle. Novidades virão, estamos conversando com outras grandes empresas desse campo, e todos vão querer vir para o Rio. Vamos ser a capital da inteligência artificial no Brasil”, assegurou Eduardo Paes.

O acordo com a NVIDIA marca o início de uma colaboração voltada à criação de uma inteligência artificial com identidade carioca. O supercomputador será usado por universidades, centros de pesquisa, laboratórios e por empresas privadas para desenvolver soluções baseadas em IA para a cidade. A ação consolida o projeto de construção de um novo modelo de inteligência artificial, com linguagem carioca.

“Uma honra para a NVIDIA poder contribuir com o conhecimento que tem no mercado. Com essa visão e esse investimento, o Rio de Janeiro é a primeira AI City da América Latina reconhecida pela NVIDIA, seguindo o que fizemos na Califórnia, Nova York e no Mississipi”, disse o diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, Marcio Aguiar.

O prefeito Eduardo Paes também assinou um memorando de entendimento com a Oracle Brasil e a Elea Data Centers para impulsionar o projeto Rio AI City. O acordo, realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), é mais um passo para transformar o Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca, no maior hub de data centers da América Latina e um dos dez maiores do mundo, com investimentos em torno de US$ 65 bilhões. A área prevista para instalação do hub de data centers terá capacidade inicial de 1,8 GW até 2027 e pode alcançar 3,2 GW até 2032, com abastecimento fonte de energia limpa e infraestrutura inédita no Brasil. Pelo menos 60% dos dados do Brasil estão armazenados nos Estados Unidos, principalmente na Virgínia. É fundamental manter esses dados no país e desenvolver capacidade operacional local”, completou Sidney Levy, presidente da Invest.Rio.


Botão Voltar ao topo