Provedores de GPU como serviço crescem e aparecem no ambiente de nuvem
Inteligência Artificial ainda não é uma fonte considerável de receita para os provedores de nuvem, em especial, no mercado de infraestrutura como serviço (IaaS). Amazon é a líder de mercado, seguida pela Microsoft, Google, Alibaba e Huawei.

O mercado mundial de infraestrutura como serviço (IaaS) cresceu 22,5% em 2024, atingindo US$ 171,8 bilhões, revela o Gartner. A Amazon manteve a posição de número 1 no mercado de IaaS em 2024, seguida pela Microsoft, Google, Alibaba e Huawei.
“À medida que as empresas continuam buscando maior flexibilidade, resiliência aprimorada e desempenho otimizado, há uma demanda contínua por serviços de migração e modernização para Nuvem”, afirma Hardeep Singh, Analista Principal do Gartner. “As companhias querem transformar sua infraestrutura de TI aproveitando várias plataformas para Inteligência Artificial (IA) e priorizando a modernização por meio da migração das cargas de trabalho existentes para nuvem. Elas também estão implementando aplicações nativas de Nuvem em diversos ambientes”, acrescenta o especialista.
Essa tendência é ainda mais impulsionada pela demanda por flexibilidade com residência e soberania de dados, à medida que as empresas buscam fazer uma transição gradual para Nuvem enquanto mantêm o controle sobre seus dados e operações.
“Os provedores de nuvem esperam que a IA se torne uma fonte de receita muito maior no futuro, embora atualmente ainda represente uma parcela relativamente pequena de sua receita geral no espaço de IaaS”, diz Singh. “As ofertas emergentes de IaaS otimizada para IA de não hiperescaladores, ou provedores de GPU como serviço (GPUaaS), embora ainda incipientes, também desempenharam um papel fundamental no atendimento aos requisitos imediatos de capacidade ao oferecer computação flexível e de alto desempenho sob demanda.”
Em 2024, os cinco principais fornecedores de IaaS representavam 82,1% do mercado. A Amazon continuou a liderar o mercado mundial de IaaS com uma receita de 64,8 bilhões e 37,7% de market share, seguida pela Microsoft com 23,9% de market share. O Google, o Alibaba Group e a Huawei mantiveram suas respectivas posições em relação ao ano anterior.
