Recursos Humanos: melhor projeto do mundo morre sem pessoas engajadas
"O RH está cada vez mais estratégico com o uso dos dados. Hoje quem decide é o RH, não é mais a TI. As empresas querem fazer mais com menos e precisam de pessoas qualificadas", observa a Diretora de Vendas para HCM da SAP Brasil, Ana Paula Campoi.
O Departamento Pessoal de outrora está condenado à extinção, mesmo que alguns clientes ainda não estejam maduros para usar a tecnologia no gerenciamento do capital humano, sustenta a diretora de vendas para HCM da SAP Brasil, Ana Paula Campoi. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o SAP NOW AI TOUR 2025, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo, a executiva assegurou que o RH, hoje, usa a Inteligência Artificial e os dados para trabalhar do recrutamento ao desligamento de um colaborador.
“As empresas precisam fazer mais com menos funcionários. Então, estes devem ser muito bem recrutados. E hoje há muitos dados disponíveis. Quando se pensava em ter um cockpit com todas as informações de uma empresa unificadas?”, indaga Ana Paula Campoi. A executiva disse que é preciso que as organizações invistam no gerenciamento de mudanças e na comunicação. “Reconheço que há um medo de a IA gerar ruído dentro de casa, mas hoje tudo é sobre pessoas. Ter dados é muito relevante”, relatou.
Indagada sobre como a IA está mudando a área de Recursos Humanos, Ana Paula Campoi desmistifica a tese que são os funcionários mais antigos, os mais resistentes. “Nem sempre. Muitas vezes, são esses os mais interessados em mudar. E muitas vezes, os mais jovens, em construção de carreira no RH, resistem mais. O importante é mostrar que o melhor projeto do mundo não acontece se não houver pessoas engajadas”, observou.
Ana Paula Campoi disse ainda que o RH está ficando cada vez mais estratégico para uma corporação. “Até bem pouco tempo, uma tomada de decisão de RH era tomada pela Tecnologia. Hoje, a TI até participa da decisão por conta da integração das aplicações, mas o RH bate o martelo e retém o poder de decisão”, ressaltou. Assista à entrevista com a Diretora de Vendas de HCM da SAP Brasil.