Senai e AWS oferecem 200 mil vagas em IA e nuvem
Curso faz parte da meta de 1 milhão de capacitados pela AWS até 2028

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer 200 mil vagas gratuitas em cursos de inteligência artificial generativa e fundamentos de computação em nuvem até dezembro de 2026. A iniciativa faz parte do programa AWS Treina Brasil, promovido pela Amazon Web Services (AWS) e uma rede de parceiros.
Segundo o diretor-regional do SENAI-SC, Fabrízio Pereira, a parceria com a AWS representa um passo estratégico para acelerar a transformação digital da indústria brasileira. “Ao democratizar o acesso a tecnologias de ponta, ampliamos competências técnicas essenciais para profissionais e empresas de diferentes segmentos”, destacou.
O AWS Treina Brasil tem como meta capacitar 1 milhão de pessoas até 2028 em cursos gratuitos de tecnologia, com foco em estudantes, pequenos e médios empresários e empreendedores. Além do Senai, participam da iniciativa instituições como a Refuturiza, o Cartão de Todos, a AllpFit, o IBMEC, a Alterdata, a Etice, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o Santander.
Os interessados poderão se inscrever no portal oficial do programa e terão acesso a conteúdos digitais sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina, fundamentos de nuvem, inovação e transformação digital. As formações combinam aulas assíncronas e eventos ao vivo, com certificado de participação.