
Para as redes conseguirem rentabilizar o 5G é preciso uma mudança cultural nas equipes de engenharia, operações, TI e vendas, que precisam trabalhar de forma conjunta para estruturar ofertas e serviços, defendeu Guillermo Figueredo, gerente de Planejamento e Otimização Móvel da Antel Uruguai, ao participar do Telco Transformation Latam, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Rio de janeiro.
“Trata-se de uma mudança que demanda muito esforço e tempo, mas é inevitável porque os negócios tradicionais estão em declínio”, advertiu Figueredo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.
A inteligência artificial já faz parte da estratégia da Antel e vem sendo aplicada nas áreas de atendimento ao cliente e na unidade de vendas. A tele também está usando agentes IA para apoio às equipes de atendimento e de operações. “Outra área em que empregamos IA é a de operações, para auxílio às equipes de campo que vão às instalações de clientes”, reporta Figueredo. Assista a entrevista com Guillermo Figueiredo, gerente da Antel Uruguai.