Com mais de 80 agentes em uso, Algar diz que IA não é da TI, mas da companhia
O próximo passo para usar mais e melhor a inteligência artificial são os múltiplos agentes IA, pontuou a vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom, Zaima Milazzo.
Na Algar, o uso da Inteligência Artificial não é da TI, mas de toda a companhia, o que faz com que todos os colaboradores participem da rotina de uso, pontuou a vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom, Zaima Milazzo. A executiva participou do Telco Transformation Latam, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Rio de Janeiro.
À CDTV, do portal Convergência Digital, Zaima Milazzo explicou que a Algar criou um programa de adoção de inteligência artificial, baseado em três pontos centrais: o primeiro, ligado à tecnologia, com a escolha dos parceiros e fornecedores. O segundo, voltado à governança e aos processos.
Aqui, observou a executiva, surgiu o Centro de Excelência de Implementação de IA, com a responsabilidade de fazer a orquestração do uso da IA. O terceiro e mais importante ponto: as pessoas. “Nós capacitamos os nossos colaboradores”, definiu.
Hoje a Algar conta com mais de 80 agentes IA em uso e eles trabalham em processos que antes eram feitos de forma manual ou que geravam desperdício à empresa. Indagada se houve reação dos colaboradores, com medo de perder emprego, Zaima Milazzo disse que foi preciso quebrar o mito. ” “A IA é uma ferramenta que habilita mais eficiência. ela não demite para tomar lugar”.
Outro ponto relevante na estratégia: Não é a área de TI que está implementando IA. São todas as unidades da Algar. “Qualquer colaborador tem que usar. Tem de estar capacitado. É a empresa mobilizada”, assinalou. O próximo passo é usar os múltiplos agentes IA. Assista a entrevista com a VP da Algar, Zaima Milazzo.