PCs com IA definidos por software são o futuro
PCs com IA se tornarão a norma até 2029,aponta o Gartner. Em 2025, eles serão 31% do mercado global total de PCs até 2025, de acordo com o Gartner. A personalização será diferencial de concorrência.


Os PCs com Inteligência Artificial (IA) representarão 31% do mercado global total de PCs até o final de 2025, de acordo com o Gartner. As remessas mundiais de PCs com IA devem totalizar 77,8 milhões de unidades em 2025. “Os PCs com IA estão remodelando o mercado, mas sua adoção em 2025 está desacelerando devido às tarifas e pausas na compra de PCs causadas por incertezas”, diz Ranjit Atwal, Diretor Analista Sênior do Gartner.
“No entanto, os usuários investirão em PCs com IA para garantir que estejam preparados para a crescente integração da Inteligência Artificial na borda (edge)”, adiciona. Os analistas do Gartner preveem que as remessas de PCs com IA totalizarão 143 milhões de unidades e devem representar 55% do mercado total de PCs em 2026. Até 2029, os PCs com IA se tornarão a norma.
Segundo o Gartner, a escolha de um PC com IA difere entre empresas e consumidores. A decisão gira principalmente em torno da plataforma de processador do PC com IA. O Gartner prevê que os notebooks baseados em Arm ganharão uma participação maior no mercado de consumo do que no empresarial, à medida que os desafios de compatibilidade de aplicações forem superados. No segmento empresarial, os usuários preferem x86 no Windows, que deve representar 71% do mercado de notebooks empresariais com IA em 2025, com Arm representando 24%.
Investimentos em recursos de IA em PCs
Para se alinhar com a maior disponibilidade de PCs com IA, o Gartner espera que, até o final de 2026, 40% dos fornecedores de software priorizem investimentos em recursos de Inteligência Artificial diretamente em PCs, em comparação com 2% em 2024. No mesmo ano, vários Pequenos Modelos de Linguagem (SLMs) serão executados localmente em PCs, em comparação com zero em 2023.
Os SLMs estão tornando possível executar recursos avançados de IA diretamente em PCs e dispositivos em geral, permitindo tempos de resposta mais rápidos, menor consumo de energia e menor dependência de serviços em Nuvem. Os SLMs fornecem inteligência para tarefas específicas e, como a IA é executada diretamente nos dispositivos, também ajudam a manter os dados dos usuários e das empresas seguros.
O futuro dos PCs com IA
Para desbloquear um novo crescimento, os fornecedores de PCs devem ir além do hardware e oferecer PCs com IA definidos por software e centrados no usuário, projetados para funções e casos de uso específicos. “O futuro dos PCs com IA está na personalização”, diz Atwal. “Isso permite que os usuários configurem seus dispositivos com os aplicativos, recursos e funções que desejam. Quanto mais os usuários interagem com o PC com IA de um fornecedor, melhor ele os compreende, permitindo melhorias contínuas e uma fidelização de marca mais forte.”