Mercado

Alibaba terá data center para Inteligência Artificial no Brasil

Gigante chinesa contraria a ordem dada pelo governo chinês e fecha parceria estratégica com a Nvidia e promete investir mais de US$ 4 trilhões em IA nos próximos cinco anos.

A gigante chinesa Alibaba terá um data center para Inteligência Artificial no Brasil, mas não revelou quanto vai investir ou quando vai ativar a operação comercial. Atualmente a atuação da Alibaba no mercado brasileiro concentra-se principalmente no setor de varejo, por meio da plataforma de e-commerce AliExpress.

A informação sobre o data center foi divulgada nesta quarta-feira, 24/9, pela companhia chinesa de comércio eletrônico, que também planeja novas unidades na França e Holanda. Executivos da empresa disseram ainda que vão expandir as operações no México, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Dubai.

A decisão reflete o reposicionamento estratégico do Alibaba, que coloca a inteligência artificial e serviços de nuvem como pilares centrais de seus negócios, mantendo paralelamente suas operações tradicionais de e-commerce. Atualmente, a companhia tem uma rede com 91 zonas de operação distribuídas em 29 regiões no mundo.

O relevante do anúnico é que a Alibaba contraria a ordem dada na semana passada pelo governo chinês de não haver mais investimentos de empresas techs na Nvidia, uma vez que a parceria estratégica entre as empresas foi confirmada para os novos projetos. O CEO da gigante, Eddie Wu, informou ainda que o investimento global em IA nos próximos cinco anos vai superar US$ 4 trilhões, classificado como ‘o maior da história em poder computacional e pesquisa’.

A Alibaba lançou ainda o Qwen3-Max, maior modelo de linguagem já desenvolvido pela empresa, com mais de 1 trilhão de parâmetros, e destacou sua força em geração de código e agentes autônomos — sistemas capazes de tomar decisões com menos comandos humanos. Em benchmarks de terceiros, como o Tau2-Bench, o modelo superou rivais como o Claude, da Anthropic, e o DeepSeek.


Botão Voltar ao topo