
Em sua participação no congresso Futurecom 2025, realizada nesta terça-feira (1/10), o Ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, destacou o esforço do Governo Federal para acelerar o lançamento do Plano Nacional de Inclusão Digital. O objetivo central dessa iniciativa, segundo o ele, é promover uma maior inclusão tecnológica em todo o Brasil, com foco especial na redução das desigualdades digitais – e, consequentemente, sociais -, que ainda afetam diversas camadas da população brasileira.
Conforme anunciado pelo Ministro, o governo está dedicando esforços para acelerar o lançamento do Plano, que deve acontecer ainda este ano. A iniciativa envolverá diversos ministérios e órgãos públicos. Entre eles, estão os Ministérios da Cultura, da Justiça e da Cidadania, além de iniciativas voltadas a comunidades específicas, como quilombolas e populações indígenas. O governo quer garantir que esses grupos tenham acesso a tecnologias que são essenciais para a participação plena na sociedade digital. “Estamos trabalhando de forma integrada com diversos setores para levar a conectividade e a tecnologia para quem mais precisa”, afirmou Siqueira.
O plano se somará a outras iniciativas já em andamento, como o Wi-Fi Brasil, o programa “Computador Conectado” e a expansão das “Escolas Conectadas”. Estas ações têm como objetivo levar internet e equipamentos digitais para regiões mais remotas e para setores que ainda enfrentam dificuldades de acesso à tecnologia. Essas políticas buscam garantir que a educação, a saúde e outras áreas essenciais se beneficiem da conectividade, alcançando, assim, populações que ainda estão à margem do acesso digital.
Em sua fala, o ministro também abordou o potencial do Brasil como um hub regional de datacenters, destacando o projeto Redata, que deve estimular a construção de data center através de incentivos financeiros e tributários como meio de consolidar o país como um centro estratégico de dados para a América Latina. “Temos um conjunto de vantagens geográficas, de conectividade e um baixo risco de acidentes naturais, o que nos posiciona de forma competitiva no cenário internacional”, explicou Siqueira. O governo também trabalha para incluir os data centers Edge no plano, uma tecnologia que ajuda a reduzir a latência e garantir um acesso mais rápido e eficiente à internet.
Em entrevista concedida ao CDTV durante o Futurecom 2025, o ministro detalhou as iniciativas do governo para promover discussões junto à sociedade e especialistas sobre as melhores soluções para o desenvolvimento do plano. entre elas está um workshop cm representantes internacionais previsto ainda para outubro. “A colaboração entre os setores público e privado é fundamental para o sucesso deste projeto”, afirmou. Confira a entrevista completa na CDTV.