GovernoInovação

Comissão Europeia dedica 1,1 bilhão de euros para fazer IA dentro da Europa

Estratégia Aplicar IA tem o objetivo de reduzir a dependência europeia das tecnologias americana e chinesa. "Queremos que o futuro da IA seja feito aqui", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen.

A Comissão Europeia (CE) divulgou a criação de um fundo de € 1,1 bilhão para financiar a adoção da IA ​​em diversos setores, em seu mais recente esforço para reduzir a dependência da tecnologia americana e chinesa e promover a soberania.

Iniciativa, batizada de “Aplicar IA”, busca impulsionar a adoção em setores estratégicos e públicos, incluindo saúde, produtos farmacêuticos, energia, mobilidade, manufatura, construção, agricultura, defesa, comunicações e cultura. Também visa apoiar PMEs com necessidades específicas e ajudar as indústrias a integrar a inteligência artificial em suas operações.

O plano vai estabelecer centros de triagem avançada compatíveis com IA para a área da saúde e apoiará o desenvolvimento de modelos de fronteira e agentes IA adaptados a setores como manufatura e meio ambiente. A Comissão Europeia diz que, no futuro, a Aplicar IA também beneficiará as iniciativas que abrangem finanças, turismo e comércio eletrônico também poderão se beneficiar.

Além de liberar benefícios sociais, a Comissão Europeia acredita que a Aplicar IA abordará desafios transversais, acelerará o tempo de lançamento no mercado, conectando infraestrutura, dados e instalações de teste, e fortalecerá as forças de trabalho para que estejam “prontas para a IA”. O esforço segue um plano de ação para IA divulgado em junho, com o objetivo de reduzir a burocracia e os custos para startups afetadas pelas regras históricas de IA do bloco, que entraram em vigor em 2024.

“O futuro da IA tem de ser feito na Europa”, expressou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “Porque quando a IA é usada, podemos encontrar soluções mais inteligentes, rápidas e acessíveis. A adoção da IA ​​precisa ser generalizada e, com essas estratégias, ajudaremos a acelerar o processo”, adicionou.


O fundo de financiamento será gerado a partir de projetos de pesquisa existentes da União Europeia, incluindo o Horizonte Europa e o programa Europa Digital, com a esperança de que os Estados-membros e o setor privado forneçam mais investimentos.

Botão Voltar ao topo