Mineiro ganha medalha de ouro em cibersegurança na WorldSkills e vai à China representar o Brasil
Artur Mendes se formou no curso técnico de desenvolvimento de sistemas do SENAI de Minas Gerais e, agora, cursa engenharia de software. Tem 21 anos e faz uma convocação: jovens, venham para a TI.

O mineiro Artur Mendes, de 21 anos, ao lado do seu amigo, João Cabral, foi o vencedor da medalha de ouro da etapa brasileira da maior competição de educação profissional do país – a WorldSkills – na área de segurança cibernética. E agora, ele vai representar o país na competição internacional que acontecerá em Xangai, na China, em 2026.
“Foi um sonho ganhar a medalha de ouro. Já tinha ganhado a prata”, disse Artur Mendes, que participou da 2ª edição do CyberExperience CIEMG, realizada em Contagem, Minas Gerais, com organização da Network Eventos. Para vencer a competição, Artur trabalhou com investigação forense, fez análises das vulnerabilidades para possíveis ataques hackers na indústria. “Eu quero muito trabalhar com isso. Quero trabalhar com segurança ofensiva”, contou.
Jovem e tímido, Artur Mendes incentiva aos jovens a fazerem curso técnico e estudar segurança cibernética. “É um mercado novo e muito atraente”.