Governo

Minas Gerais investe em data lake unificado para viabilizar o compartilhamento de dados

Secretaria de Educação tem mais de 30 sistemas, e eles estão no data lake da Prodemge e na nuvem da Microsoft, conta Magno Torquette, assessor chefe de Inovação.

Inova 2025 - 7ª Semana de Inovação

A Secretaria de Educação de Minas Gerais comemora o fato de estar com seus mais de 30 sistemas hospedados em data lakes – um da Prodemge, que interliga os dados do Estado, e um na nuvem da Microsoft, para a tomada de decisão analítica, conta o assessor chefe de Inovação, Magno Torquette.

Torquette participou da 7ª Semana de Inovação, Inova 2025, realizada na semana passada em Belo Horizonte. À CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo disse que o data lake da Prodemge, em open source, vai permitir a interação entre os órgãos e, em breve, o Comitê de Governança de Dados para estabelecer as regras para o compartilhamento de dados.

“Precisamos permitir que os dados circulem. Eles são essenciais em políticas públicas”, destacou. Indagado sobre a relevância do data lake, Torquette foi taxativo: “Sem o data lake ainda estaríamos fazendo extração de dados pontuais e bastante demoradas”. Magno Torquette também é DPO da Secretaria de Educação de Minas. E diz que, hoje, a transferência de dados internacionais é um gargalo a ser resolvido. Assista a íntegra da entrevista.


Botão Voltar ao topo