A nuvem falhou. AWS fica fora do ar e serviços distintos deixam de funcionar
Detentora de 33% do mercado global de cloud computing, a AWS parou de funcionar e diversas instituições registraram problemas. No Brasil, o impacto foi menor porque a falha aconteceu na madrugada. O banco de dados foi um dos serviços que parou.

Detentora de 33% do mercado global de cloud computing, a Amazon Web Services teve uma falha grave e parou de funcionar por algumas horas. Os serviços estão sendo retomados, mas diversos clientes, incluindo agências governamentais, empresas de IA e plataformas financeiras, além de jogos como Fortnite e redes sociais como Snapchat, ficaram inacessíveis. Aqui no Brasil, o problema afetou de forma mais reduzida por causa do horário- o pico da paralisação ocorreu próximo das 6 da manhã.
Oficialmente, a AWS informa que corrigiu um problema subjacente em um gateway regional na Costa Leste dos EUA que causou a interrupção. O aviso foi dado pouco mais de três horas após a primeira atualização sobre o problema que levou a um aumento nas “taxas de erro e latências” para múltiplos serviços. A Ookla, proprietária do site de rastreamento de interrupções Downdetector, disse que mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao incidente.
Especialistas reportam que o problema aconteceu no DynamoDB, um banco de dados que hospeda informações para empresas, incluindo dados de clientes. A AWS confirmou que seus clientes não conseguiam acessar os dados armazenados no DynamoDB porque o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) – uma espécie de lista telefônica da internet – tinha problema. O DNS é um dos mecanismo de localização na internet, convertendo endereços web fáceis de usar, como amazon.com, em endereços IP – uma série de números que outros sites e aplicativos podem entender.
“A Amazon tinha os dados armazenados com segurança, mas ninguém mais conseguiu encontrá-los por várias horas, deixando os aplicativos temporariamente separados de seus dados”, disse Mike Chapple, da Universidade de Notre Dame. “É como se grandes porções da internet sofressem amnésia temporária.”