InternetTelecom

Wireless Logic elege Brasil como mercado estratégico e investe R$ 200 milhões em três anos

Empresa vai atuar no país pela Arqia, do Grupo Datora, comprada em maio, que expande atuação para a América Latina.

A britânica Wireless Logic, líder global em serviços de conectividade de Internet das Coisas (IoT), escolheu o Brasil como mercado estratégico para crescer e marcar território na América Latina. Além de adquirir em maio, do Grupo Datora, a Arqia, maior MVNO independente de IoT do Brasil, e a Zipit Wireless, com sede na Carolina do Sul (EUA) reconhecida por suas soluções de conectividade IoT multi-operadora e faturamento por assinatura, a companhia vai investir mais de R$ 200 milhões no mercado brasileiro nos próximos três anos.

Com receita global de R$ 3 bilhões no último ano fiscal, a Wireless Logic conecta mais de 18 milhões de dispositivos, mais de 5 milhões de eSIMs ativos, em 165 países, atende 25 mil clientes de governos a grandes multinacionais e startups e mantém uma rede de mais de 1.000 colaboradores em 27 países. Todo esse portfólio e tecnologia tem uma “missão simples”, de acordo com o CEO da Arqia, Tomas Fuchs: “levar soluções de conectividade para todos os dispositivos e segmentos de IoT, em qualquer lugar. O Brasil é peça-chave para expandirmos essa visão na América Latina”.

Um dos meios da companhia inglesa para concluir esse objetivo é a aquisição da Arqia, cujo portfólio cobre todas as tecnologias móveis (2G, 3G, 4G, 5G, CAT-M1 e NB-IoT) e inclui o mais amplo conjunto de hardwares 4G do Brasil, com rastreadores que vão de soluções acessíveis a dispositivos premium.

No Brasil, o setor de IoT com conectividade celular cresce a uma taxa média de 20% ao ano. Atualmente, estima-se que existam mais de 50 milhões de dispositivos ativos nessa modalidade, incluindo soluções em rastreamento, meios de pagamento, mobilidade e agronegócio. Parte desse avanço se deve à Lei nº 14.108/2020, que desonera encargos setoriais para dispositivos M2M/IoT e, segundo estimativas de mercado, contribuiu para a ativação de mais de 9 milhões de novas conexões entre 2021 e 2025.

Considerando todas as tecnologias de conectividade, projeções do setor indicam que o país pode ultrapassar a marca de 100 milhões de dispositivos IoT em operação até 2030, caso a política de incentivos seja mantida.


“Nosso diferencial é fornecer o ecossistema completo de IoT para os clientes, centralizando soluções comerciais, técnicas e de negócios. Além disso, temos atendimento especializado, algo que nos coloca à frente dos concorrentes”, explica Tomas Fuchs, CEO da Arqia.

Oportunidades no Brasil e América Latina

Aproveitando esse crescimento, a Arqia, que já atende clientes internacionais, agora acelera expansão para o México, Argentina, Chile e Peru. Os setores mais promissores incluem o agronegócio, redes privativas, saúde, logística, segurança e cidades inteligentes.

Segundo Tomas, a IoT é vetor de desenvolvimento econômico e social: “Nossas soluções contribuem para eficiência, redução de poluição e inclusão digital, como nos projetos de escolas conectadas. O futuro é de integração entre hardware, software e conectividade, e queremos liderar essa transformação na região”

Botão Voltar ao topo