O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 20/12 e 07/01. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2026!

Governo

Elea assina com Tapestry para assegurar capacidade energética de 1,5 GW da Rio AI City

Data center quer fornecer plataformas prontas para IA, com energia verde disponível em gigawatts a partir de 2026.

A Elea Data Centers anunciou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPar), Axia Energia (antiga Eletrobras), a Light e a Tapestry – uma divisão da X, a Moonshot Factory (laboratório de inovação do Google, da Alphabet).

O acordo visa transformar o Rio de Janeiro em um dos maiores centros de data centers sustentáveis, impulsionando a inovação sustentável em IA e o desenvolvimento econômico na comunidade. A participação da Tapestry trará capacidades em inteligência artificial, somando-se ao know-how incomparável da Axia e à eficiência de transmissão da Light. Juntas, essas empresas representam uma garantia sólida da capacidade da metrópole de fornecer energia limpa ao projeto da Elea.

“A Rio AI City é mais do que um data center: é um testemunho do futuro do Brasil como líder global em infraestrutura digital sustentável e na difusão da IA”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman e Fundador da Elea Data Centers. “Esta aliança reforça a dedicação da Elea em fornecer plataformas prontas para IA, com energia verde disponível em gigawatts a partir de 2026″, adicionou.

A Elea projetou a Rio AI City para ser lançada com uma capacidade inicial de 1,5 GW de energia renovável, a ser entregue imediatamente, escalando para 3,2 GW até 2032. A participação da Tapestry trará capacidades em inteligência artificial, somando-se ao know-how incomparável da Axia e à eficiência de transmissão da Light.


Botão Voltar ao topo