Visa testa IA agêntica para mudar a forma de comprar e pagar no comércio eletrônico
"A maneira como vamos comprar e pagar vai mudar com a IA agêntica”, destacou Rodrigo Cury, presidente da Visa Brasil. Executivo não revela com quais IAs está negociando os testes. Tokenização de 100% das transações digitais é a meta a ser alcançada.

Os agentes de inteligência artificial generativa voltados para comércio eletrônico serão a próxima grande onda, executando tarefas de assistentes de pesquisa e até efetuando o pagamento. No futuro, a ideia é que o humano possa programar seu agente para realizar compras, encontrando o produto dentro do valor estipulado, fazendo o pagamento e agendando a entrega. Esse tipo de interação está no radar da Visa.
“Estamos em um momento de transformação verdadeira pela IA, especialmente, a agêntica”, destacou Rodrigo Cury (foto), que assumiu a presidência da Visa Brasil em outubro último, ao abrir encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 27/11. “A maneira que vamos comprar e pagar vai mudar”, completou.
O comércio com inteligência artificial está prestes a transformar a maneira como as pessoas compram e mirando justamente esse mercado que emerge, o Visa Intelligent Commerce capacita agentes de IA a oferecer experiências confiáveis e seguras. Trata-se, conforme explicou o vice-presidente de soluções digitais, Leandro Garcia, de habilitar agentes para fazer pagamentos.
Atualmente, Garcia explicou que se trabalha com o humano mais o agente fazendo as pesquisas, mas o check-out (pagamento) cabe apenas ao humano. No futuro, essa integração seguirá, mas o humano entregará a credencial para o agente de IA e ele fará o check-out. Mais à frente, a ambição é automação completa, com agente buscando e fazendo o check-out.
A Visa está trabalhando com as empresas de inteligência artificial generativa para que possam receber essas credenciais. “Neste momento, estamos habilitando as IAs”, disse Garcia. O modelos de negócios de como uma possível parceria funcionaria ainda não entrou em discussão, segundo ele. Garcia não abre com quais empresas a Visa conduz testes.
Por trás desse mecanismo, existe um trabalho de tokenização que a Visa vem fazendo para aumentar a segurança das transações. “Nos últimos dois a três anos, focamos na tokenização, em trocar as credenciais de pagamento. Espalhamos tokens, digitalizando o e-commerce no Brasil”, explicou o VP de soluções digitais. Isso avançou para autenticação usando cloud token e passkey; click to pay; tap to everything e agentes de e-commerce. “A tokenização melhora a taxa de aprovação e reduz a fraude”, disse Garcia. O objetivo é tokenizar 100% das transações digitais.




