Governo

AWS adere à jóia da coroa da Nvdia para ter fábricas de IA

Parceria envolve o uso da tecnologia NVLink, capaz de criar conexões rápidas entre diferentes tipos de chips. Mas a AWS também vai disputar mercado com a Nvdia com o Trainium3.

A AWS anunciou nesta terça-feira, 2/12, Amazon.com, que adotará a tecnologia “NVLink Fusion”, em um futuro chip conhecido como Trainium4. A empresa não especificou uma data de lançamento. A tecnologia NVLink cria conexões rápidas entre diferentes tipos de chips e é uma das joias da coroa da Nvidia. A AWS se une à Intel e à Qualcomm, que já anunciaram usar a tecnologia.

A NVLink Fusion ajudará a AWS a construir servidores de IA maiores, capazes de se reconhecer e se comunicar uns com os outros mais rapidamente, um fator crítico no treinamento de grandes modelos de IA, que exigem a interconexão de milhares de máquinas. Como parte da parceria com a Nvidia, os clientes terão acesso ao que a AWS chama de Fábricas de IA, infraestrutura exclusiva de IA dentro de seus próprios data centers para maior velocidade e prontidão.

“Juntas, a Nvidia e a AWS estão criando a estrutura computacional para a revolução industrial da IA, levando IA avançada a todas as empresas, em todos os países, e acelerando o caminho do mundo rumo à inteligência”, disse o CEO da Nvidia, Jensen Huang.

Amigos, amigos, negócios à parte. A Amazon também anunciou o lançamento de novos servidores baseados em um chip chamado Trainium3. Os novos servidores, disponíveis a partir desta terça-feira, contêm 144 chips cada e têm mais de quatro vezes o poder computacional da geração anterior de IA da AWS, consumindo 40% menos energia, disse Dave Brown, vice-presidente de serviços de computação e aprendizado de máquina da AWS.

Brown não divulgou números absolutos sobre potência ou desempenho, mas afirmou que a AWS pretende competir com rivais — incluindo a Nvidia — com base no preço. “Precisamos provar a eles que temos um produto que oferece o desempenho necessário e um preço justo, para que eles obtenham o benefício de custo-benefício”, disse Brown. “Isso significa que eles podem dizer: ‘É esse o chip que eu quero usar’.”


Botão Voltar ao topo