
O Ministério da Gestão publicou nesta sexta, 23/1, uma atualização no conjunto de iniciativas previstas na Estratégia Federal de Governo Digital. A nova Portaria 473, altera o número total de ações em execução no âmbito da estratégia, que passa de 93 para 100.
Entre os destaques está a ampliação do Balcão Gov.br, serviço presencial voltado ao atendimento de cidadãos que precisam de orientação para acessar plataformas e serviços digitais. A meta foi elevada de 50 para 250 unidades até o fim de 2026. Atualmente, existem 124 balcões instalados em 15 estados e 98 municípios, o que mostra avanço acelerado da iniciativa desde sua implantação.
O Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou que a revisão também incorporou ações ligadas ao novo departamento da secretaria, a Diretoria de Estruturação de Dados para Políticas Públicas. A unidade será responsável por iniciativas de uso de inteligência artificial no setor público, incluindo a capacitação de servidores e o aprimoramento de bases de endereços para aumentar a eficiência dos serviços prestados à população.
Outra iniciativa reforçada pelo ministério foi o Conecta Gov.br, programa que permite o compartilhamento seguro de dados entre órgãos públicos para eliminar a necessidade de o cidadão reapresentar informações que já estão sob custódia do Estado. A expectativa é que, até 2026, a economia gerada por meio da redução de exigência de documentos passe dos atuais R$ 6 bilhões para R$ 10 bilhões. O programa integra a Infraestrutura Nacional de Dados, considerada a base estruturante da política de interoperabilidade do governo federal.
A Estratégia Federal de Governo Digital orienta as ações de transformação digital da administração pública federal até 2027 e é guiada por princípios como governo centrado no cidadão e inclusão digital. De acordo com Mascarenhas, após alguns anos de implementação, a revisão se tornou necessária para alinhar metas, incorporar novas demandas e modernizar a agenda de governo digital.





