
O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) aprovou por consenso, nesta sexta-feira (23), a utilização das estações-teste localizadas nos municípios de São Paulo e Brasília para a transmissão contínua das programações da Câmara dos Deputados e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
As estações, implantadas pela Seja Digital no âmbito do Projeto de Evolução do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T), permitirão que a radiodifusão pública integre, desde o início, a implantação da TV 3.0 nessas localidades, em alinhamento com o cronograma nacional de implementação.
Conforme a deliberação do Gired, as estações-teste deverão ser disponibilizadas à Câmara dos Deputados e à EBC com antecedência mínima de um mês em relação à data a ser fixada pelo Governo Federal para o início da operação da TV 3.0, sem prejuízo da continuidade dos testes técnicos coordenados pela Seja Digital.
Para o conselheiro da Anatel e presidente do Gired, Octavio Penna Pieranti, “com essa decisão, o Gired garante mais diversidade e pluralismo na comunicação brasileira e a radiodifusão, unida e, portanto, mais forte, cumprirá seu papel de defesa de direitos”.
A medida contribui para o avanço coordenado de emissoras públicas e comerciais no processo de evolução tecnológica, a exemplo do que ocorreu na implantação da TV Digital no Brasil a partir de 2007.
A TV 3.0 é a nova geração da TV aberta brasileira, gratuita e via antena, que une o sinal tradicional (broadcast) com a internet (broadband), oferecendo interatividade, qualidade de imagem (4K/8K) e som imersivo, além de recursos como aplicativos na tela e conteúdo sob demanda, como um “streaming” da antena, sem exigir internet para o básico.





