Governo

Europa aprova compra da Wiz pelo Google por US$ 32 bilhões, mas proíbe acesso a dados de concorrentes

Comissão Europeia diz que Google está atrás da AWS e da Microsoft no mercado de nuvem.

O Google, empresa pertencente à Alphabet, obteve aprovação antitruste incondicional da Comissão Europeia (CE) par adquirir a empresa israelense de cibersegurança Wiz por US$ 32 bilhões. O acordo foi fechado em março do ano passado, mas só agora aprovado na Europa.

De acordo com a Comissão Europeia, o Google enfrenta forte concorrência nos setores de computação em nuvem e cibersegurança de rivais como Amazon Web Services e Microsoft. “O Google está atrás da Amazon e da Microsoft em termos de participação de mercado em infraestrutura de nuvem, e nossa avaliação confirmou que os clientes continuarão a ter alternativas viáveis ​​e a possibilidade de trocar de provedor”, declarou Teresa Ribera, vice-presidente executiva da CE.

Com base em sua investigação de mercado, a Comissão Europeia constatou que existem diversos concorrentes viáveis ​​para os quais os clientes poderiam migrar caso o Google integrasse a plataforma de segurança multicloud da Wiz a seus produtos existentes, ou caso a plataforma da Wiz deixasse de funcionar com as nuvens de outros hiperscalers.

Mas o órgão regulador determinou que o Google não terá acesso a dados comercialmente sensíveis de provedores de nuvem concorrentes por meio da Wiz.


Botão Voltar ao topo