
Numa prova que o mercado de rede neutra não pegou no Brasil, a TIM anunciou nesta quarta-feira, 11/2, a compra de 51% do controle da rede neutra I-Systems por R$ 950 milhões. A tele já detinha 49% do capital e tinha a IHS como sócia. A I-Systems foi criada em 2021 a partir da cisão de parte dos ativos fixos da TIM. Operadora segue a Vivo que também recomprou o controle da Fibrasil.
“A I-Systems atua no setor de rede neutra de fibra óptica no mercado brasileiro, oferecendo infraestrutura independente para o segmento de atacado. A empresa está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Bahia, Pernambuco e Amazonas, totalizando aproximadamente 9 milhões de domicílios cobertos (homes passed)”, destacou a TIM, em comunicado.
A conclusão da transação está sujeita a satisfação de certas condições precedentes usuais, incluindo obtenção das aprovações necessárias junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo a TIM, “este movimento posiciona a operadora de forma mais estratégica para buscar potenciais movimentos futuros no cenário de FTTH, mantendo uma atuação orientada à rentabilidade e à geração de caixa”.





