Oi incrementa uso da criptografia em solução de gestão de dados na nuvem
A Computação em nuvem é prioridade na estratégia corporativa da Oi e a empresa aposta em novos serviços para aumentar a base de usuários. Nesta quinta-feira, 12/01, a Oi anunciou o Cloud Security Oi, uma solução voltada para a gestão, controle e proteção de aplicações em nuvem.
“Em 2017 as grandes empresas continuarão a busca por melhoria de produtividade e austeridade de custos o que vai ao encontro das soluções de TI e SVAs que desenvolvemos”, afirma Cátia Tokoro, diretora de B2B da Oi. No terceiro trimestre de 2016, a companhia registrou aumento de mais de 22% na receita de SVAs e TI em comparação ao mesmo período do ano passado. “A nossa previsão é de continuar com esse crescimento de cerca de 20% ao ano em TI e SVAs”, complementa Cátia.
Em parceria com a Cisco, a nova solução – Cloud Security – está baseada na plataforma Cloud Lock e vai permitir o monitoramento das aplicações em nuvem, com possibilidade de criação de políticas de uso e criptografia, pelo próprio cliente. “Hoje, por mais que as empresas invistam na segurança de sua rede interna, é cada vez maior o número de aplicações que rodam na nuvem e, apesar dessa infraestrutura estar protegida, a utilização com múltiplos usuários via múltiplos dispositivos é de difícil controle e representa um risco significativo para o negócio das empresas. A preocupação não é mais só com ataques de hackers, mas também com má utilização e perda de dados estratégicos pelos próprios usuários”, diz Luiz Carlos Faray, diretor de TI B2B da Oi.
A plataforma opera com o apoio do SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança) da Oi, na sua sede em São Paulo. O principal objetivo do SOC é proteger as redes de dados dos clientes corporativos contra possíveis ataques cibernéticos, que está totalmente automatizado e em linha com a estratégia da companhia de digitalizar o seu negócio. De janeiro a setembro, o número de clientes que utilizam as soluções de segurança da Oi praticamente dobrou. A companhia investiu mais de R$ 100 milhões na gestão da segurança de sua rede e de seus clientes nos últimos três anos.