Decisão sobre adiar TV Digital em BH, Salvador, Recife e Fortaleza fica para abril
Ficou para a próxima reunião do Gired, o grupo de implementação da digitalização da TV, uma decisão sobre o possível adiamento do cronograma para as cidades de Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, todas com data do ‘apagão’ analógico prevista para 26 de julho.
“É uma questão crítica por conta dos prazos de entrega dos equipamentos pelos fornecedores”, explica Antonio Marteletto, presidente da Seja Digital, empresa que funciona como braço operacional da transição e que é responsável pela entrega dos conversores a todos as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal.
No caso de São Paulo, com desligamento analógico previsto para esta quarta, 29/3, e de Goiânia, daqui dois meses, até avançou bem a entrega dos kits de antena e conversor – que permitem a transmissão da TV Digital mesmo em televisores de tubo.
Na grande São Paulo, 63% dos kits já foram entregues e na capital 50%, mesmo com o aumento no número de beneficiários para 2 milhões, frente 1,8 milhão inicialmente previstos. Em Goiânia, também metade desses conversores foram entregues.
O problema são as grandes capitais na fila. Há atraso nas entregas dos fornecedores chineses dos equipamentos e, por isso, a Seja Digital pediu ao Gired, que reúne governo, Anatel, teles e emissoras de TV, que adiem para o fim do ano essa data que por enquanto permanece em 26 de julho. Mas o assunto só volta a ser tratado no grupo na próxima reunião, em 19/4.