Google planeja inserir bloqueador de publicidade no Chrome
A Google planeja introduzir um bloqueador de publicidade nativo no Chrome, segundo reportagem do Wall Street Journal. A ideia não seria bloquear todas as propagandas, visto que essa é a principal receita da própria Google, mas aquelas consideradas inadequadas ou mais nocivas a experiência dos usuários.
Os critérios para isso devem ser aqueles da Coalition for better ads, entidade da qual a Google faz parte – assim como o Facebook – e que há menos de um mês apresentou o que entende como os piores tipos de anúncios online, tanto para computadores de mesa como para dispositivos móveis.
São propagandas no formato de pop-ups, vídeos que rodam automaticamente e com som, anúncios com temporizador ou de tela cheia, por exemplo. E se parece um pouco surpreendente que uma empresa que vive de publicidade adotar esse tipo de ferramenta, a lógica descrita é de que se trata de um movimento defensivo, visto que os ‘ad blockers’ são extremamente populares na Ásia e mesmo nos EUA já estariam sendo usados por cerca de 26% dos computadores. E segundo levantamento da PageFair, empresa de publicidade online, o uso cresceu 30% apenas em 2016.