Celulares vão responder por 67% dos gastos mundiais dos usuários finais
Os usuários de PCs e telefones celulares estão comprando novos dispositivos por um preço médio maior, o que representa um aumento nos gastos do usuário final em 2017 estimado em cerca de 2%, alcançando aproximadamente US$ 600 bilhões na cotação atual da moeda. Os celulares serão responsáveis por 67% desse valor, reporta estudo do Gartner.
De acordo com a consultoria, o preço médio de equipamentos de informática e celulares deverá crescer 2% em 2017. Esse acréscimo será causado por dois motivos. O primeiro é que o preço dos componentes continuará aumentando neste ano (em especial para os PCs, mas também para os telefones), o que, consequentemente, deixará os produtos mais caros. O segundo é que o interesse dos usuários por celulares de maior valor e qualidade supera a preocupação com preços mais baixos.
“Globalmente, o mercado de dispositivos está se importando menos com o preço. Os consumidores e empresas estão buscando produtos melhores que se adaptem ao seu estilo de vida e não apenas opções mais baratas”, afirma Ranjit Atwal, Diretor de Pesquisas do Gartner. O gasto dos consumidores com celulares chegará próximo dos US$ 400 bilhões em 2017, um aumento de 4,3% com relação a 2016. “A elevação do preço médio dos celulares é reflexo dos próprios usuários”, afirma Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
“Eles estão substituindo seus telefones básicos por celulares de melhor qualidade e com mais recursos, devido à melhoria no portfólio de produtos dos fabricantes emergentes como a Huawei e a Oppo. Nos mercados em desenvolvimento, a maioria dos usuários está evoluindo para telefones básicos melhores porque o salto para os celulares premium ainda é muito grande.”
A maior disponibilidade de telefones básicos de fabricantes chineses como a Oppo, BBK e Huawei aumentou o preço médio desse tipo de aparelho em 13,5% em 2016 e está a caminho de alcançar 4% em 2017. “Acreditamos que os usuários continuarão a buscar telefones de valor mais alto neste ano, o que aumentará o preço médio. Prova disso é o lançamento do Samsung Galaxy 8 e do iPhone da Apple no seu aniversário de dez anos. Esperamos um aumento de 4% no preço médio dos celulares premium na América do Norte em 2017”, reporta Annette.
O consumo de PC atingiu seu ápice, mas as vendas desses aparelhos em médio prazo serão ameaçadas pelos custos dos componentes. Esses valores, especialmente de DRAM (um tipo de memória RAM), dobraram desde junho de 2016. “Como resultado, os fabricantes de PCs deverão aumentar os preços até o final do ano. Estimamos que o custo médio desses dispositivos crescerá 1,4%, considerando o valor atual do dólar”, completa Atwal.