Celulares e tablets ficaram com menos de 1% das declarações do Imposto de Renda
Os celulares e tablets não responderam por mais de 0,7% das declarações de imposto de renda entregues em 2017 à Receita Federal. O Serpro recebeu 28.524.560 declarações do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF 2017) para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Mais de 3,5 milhões de declarações foram enviadas apenas no último dia de entrega.
Destes envios, mais de 28,34 milhões foram feitos via PDG, ou seja, pelo Programa Gerador de Declaração, instalado em computadores desktop. Sendo ainda que 52.414 pessoas utilizaram o certificado digital para declarar o Imposto de Renda. Já o número de documentos enviados por meio de dispositivos móveis (tablets ou celulares) correspondeu a um total de 184.348 entregas.
Entre as inovações de 2017 está a atualização automática do PGD IRPF. É possível, a partir deste ano, ter sempre a versão mais nova do programa, sem a necessidade de baixar o pacote de forma manual. A atualização, então, poderá ser feita automaticamente.
Outro destaque foi a eliminação do programa ReceitaNet, que era usado exclusivamente para transmissão da declaração. Desta vez, as entregas do Imposto de Renda foram feitas sem a necessidade dessa instalação adicional, pois a ferramenta foi incorporada ao PGD IRPF. A expectativa da Receita Federal foi atendida, que era a de processar 28,5 milhões de declarações neste ano.