Mercado

Dell Technologies nasceu para fazer a transformação digital

“Fazer a transformação digital foi o motivo pelo qual criamos a Dell Technologies.” A frase de Michael Dell logo início de sua apresentação na abertura do Dell EMC World 2017, nesta segunda-feira, 08/05, deixa claro o mote de negócio da companhia após a incorporação da EMC à fabricante de computadores Dell. “Foi por isto que colocamos EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtustream e VMware juntas em uma única família, estrategicamente alinhada. Esta estrutura única nos permite ser tão inovadores quanto startups, mas com habilidades e proficiência de uma grande companhia”, ressaltou.

Outro fator decisivo para o sucesso, segundo Michael Dell, é o capital ser fechado. “Porque somos uma empresa privada temos vantagem da estrutura financeira e a habilidade de colocar uma visão de longo prazo nos nossos investimentos” ressaltou. A jornada para a transformação digital é ampla e mexe não apenas nos negócios das empresas como também no funcionamento da área de tecnologia da informação, força de trabalho (ou como os trabalhos são executados) e na segurança. A mudança, contudo, está apenas no início — o que aponta que existe mercado a ser conquistado.

Divulgado recentemente, o estudo da empresa de análises e pesquisas ESG (Enterprise Strategy Group), patrocinado pela Dell EMC, identificou que a maioria das grandes empresas (71%) concorda que para se manterem competitivas precisarão realizar uma transformação da TI, com o objetivo de adaptar-se à digitalização dos negócios.

De acordo com o estudo, apenas 5% das organizações ao redor do mundo já estão preparadas para esse novo momento, por meio de infraestruturas, processos e metodologias adequados. Michael Dell ressaltou, no evento, que CEOs e CIOs não precisam ser convencidos de que precisam passar pela transformação digital. “CEOs querem que suas companhias virem empresas de tecnologia e há muito o que fazer. É preciso de estratégia para internet das coisas, para computação em nuvem, para força de trabalho e segurança”, apontou.

A Dell EMC se posiciona como possível parceira das empresas nesta jornada — e a companhia deixa claro isto. A visão estratégica da Dell Technologies diz que ela deve ser uma companhia de infraestrutura — provendo da borda do data center para a nuvem — e não apenas para a aplicação de hoje, mas para o mundo nativo da nuvem que estamos entrando. Para tanto, sua estratégia tem como meta ajudar seus clientes no processo de transformação e que isto envolve três áreas-chave: transformação da IT, a transformação da força de trabalho e a transformação de segurança.


Segurança, aliás, foi um tema-chave no evento. Ao mesmo tempo em que reconheceu que a explosão de dados está pavimentando o caminho para um progresso sem precedentes, Michael Dell lembrou que é preciso endereçar segurança de forma diferença. “Primeiro é preciso colocar segurança na infraestrutura, depois, avançar as técnicas de monitoramento de ameaças e depois discutir riscos de negócios”, defendeu. Realizado em Las Vegas (EUA), o Dell EMC World 2017 reúne 13.500 pessoas, de 122 países, sendo 80 para o CIO Summit, 4 mil integrantes do Global Partner Summit e 310 jornalistas, analistas e influenciadores.

A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Dell EMC.

Botão Voltar ao topo