FCC abre consulta sobre fim da neutralidade de rede
A agência federal de comunicações dos Estados Unidos, a FCC, formalizou a abertura do processo de revisão das regras sobre a oferta de acesso a internet no país, com base na reversão da diretriz de ‘internet aberta’ aprovada em 2015. Uma consulta pública vai receber contribuições até 16 de agosto.
A abertura do processo foi aprovada pelo partidário placar de 2 a 1 e indica o que deve ser a decisão definitiva, no texto a ser apresentado à votação depois da consulta. A proposta do atual presidente Ajit Pai de reverter as regras da internet aberta foi seguida pelo também Republicano Michael O’Rielly, ficando com a única Democrata restante, Mignon Clyburn, o voto contra.
Pai sustenta que a regulação prejudicou a expansão de infraestrutura e prega liberdade total para os provedores de conexão como forma de incentivar investimentos. Ele foi contra as normas de 2015, assim como O’Rielly, quando ambos eram minoria durante o governo de Barack Obama.
A comissária Democrata ironizou a proposta. “A sugestão é de que se removermos regulações suficientes do provedor de banda larga, ele vai automaticamente melhorar o serviço, reduzir preços, ampliar rapidamente a infraestrutura e tratar os provedores de conteúdo de forma justa.”