Governo

Brasil e China criam fundo de U$ 20 bi para infraestrutura

Com U$ 15 bilhões da China e US$ 5 bilhões do Brasil será anunciado na próxima terça, 30/5, um fundo dos dois país para financiamentos de empreendimentos em infraestrutura. Segundo o Ministério do Planejamento, “trata-se de um mecanismo de cooperação destinado a financiar projetos considerados de interesse comum para o Brasil e a China e que entrará em operação a partir de junho”.

O fundo será estabelecido como uma triagem de investimentos e um mecanismo de aprovação, e não como uma entidade constituída (na forma de empresa, sociedade ou outras formas) em qualquer jurisdição. Os investimentos poderão assumir formas de equity investment, debt investment, funds, entre outras a serem acordadas entre as partes. A integralização dos recursos ocorrerá projeto a projeto, conforme o comitê diretivo delibere a aprovação do investimento.

O lançamento está previsto para o Fórum de Investimentos Brasil 2017, evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que será realizado em São Paulo nos dias 30 e 31/5. Entre os setores que poderão ser beneficiados por esses financiamentos o governo brasileiro menciona serviços digitais, tecnologia avançada, logística, energia e recursos minerais, agricultura, agroindústria e armazenagem agrícola e manufatura. 

O Fundo Brasil-China será administrado por uma secretaria-executiva, sob responsabilidade da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain/MP). Será integrado, também, por Grupo Técnico de Trabalho e um Comitê Diretivo de alto nível, composto pelos secretários-executivos do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento e da Secretaria Geral da Presidência da República, bem como por três representantes chineses ao nível de vice-ministro.

* Com informações do Ministério do Planejamento


Botão Voltar ao topo