Mercado

Notebooks e desktops lideram a preferência de compras em TI

Boa parte das micro e pequenas empresas brasileiras quer comprar um ou mais computadores nos próximos seis meses e os PCs e notebooks lideram a preferência, revela uma pesquisa do IBOPE CONECTA, encomendada pela Dell. O levantamento aponta que 48% das empresas planejam comprar novos dispositivos para melhorar a sua rotina operacional e 73% delas querem PCs e notebooks com a aquisição conjunta de serviços de suporte e garantia.

O estudo destaca ainda que, em 59% das empresas, a opinião dos funcionários no momento da compra é levada em consideração, independentemente do porte ou localização geográfica. Em apenas 10% delas, essa avaliação não interfere na aquisição. Em 31%, há consultas aos colaboradores para a troca de equipamentos somente em situações mais específicas.

Esse movimento já havia sido detectado pela Dell. “Temos criado computadores para uso profissional com design e funcionalidades que atendam aos anseios desse usuário”, afirma o vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas da fabricante, Diego Puerta.

Num diagnóstico por regiões, o estudo apura que há uma predileção pela aquisição de desktops em empresas do Norte e do Centro-Oeste. Com relação aos serviços, a intenção de compra da garantia está presente em empresas de todo o País, com destaque para as empresas localizadas na região Nordeste.

Na maioria das micro e pequenas empresas brasileiras, o item decisivo para a compra de um novo equipamento é o processador (32%). Os fatores que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, são preço (19%) e memória RAM (10%).


Do total de empresas contempladas na pesquisa, 44% afirmam comprar novos equipamentos de forma gradual, para substituir computadores com defeito ou modelos mais antigos. No que se refere ao canal para aquisição, as vendas no varejo (físico e on-line) correspondem a 46%.

No Norte e no Centro-Oeste, os negócios efetuados estão mais concentrados em lojas físicas. Embora, de um modo geral, haja uma divisão bem equilibrada sobre a forma de pagamento (parcelado e à vista), no Nordeste a predominância é do pagamento à vista (55%).

A pesquisa do IBOPE CONECTA foi realizada na primeira quinzena de fevereiro e ouviu 401 profissionais responsáveis pela compra de computadores em empresas de todo o Brasil, com até 99 funcionários.

Botão Voltar ao topo