Saiba o que não pode faltar no seu currículo
Ser objetivo, sucinto, ter clareza nas informações e destacar projetos e qualidades. Estes são os requisitos básicos para se preencher um bom currículo, mas há mais dados que também não podem faltar no documento. Para que um candidato aumente suas chances de ser bem percebido na hora em que o recrutador for avaliar seu CV, é imprescindível que outras informações importantes sejam incluídas nessa mini bio profissional.
“O segredo é saber incluir o que realmente importa aos olhos dos recrutadores. Para cada cargo e área, o profissional deve ter em mente quais os dados que realmente valorizam a sua profissão, o que faz a diferença no exercício de sua atividade, mas nem sempre as pessoas conseguem transferir isso para o papel. Há muita gente que deixa informação valiosa de fora, o que acaba comprometendo a continuidade no processo seletivo”, explica Lucas Oggiam, gerente executivo da Page Personnel. Confira o que os recrutadores da Page Personnel mais valorizam em seis cargos de três áreas:
TI
Desenvolvedor Full Stack
– Perfil híbrido com conhecimento em linguagens de back-end e front-end, como Java e .NET e Angular e Java Script e que sejam multifuncionais, atuando desde a arquitetura da solução, desenvolvimento e teste.
– O diferencial está em profissionais que sejam proativos, tenham senso de dono do negócio e possuam curiosidade para novas tecnologias.
– Uma sugestão é buscar se desenvolver no perfil Mean Stack (MongoDB, Express, AngularJS e Node), um conjunto de ferramentas novas e ideais para aplicações escaláveis e que estão em alta no mercado.
Analista de Infraestrutura
– Perfil ideal para Multinacionais, que possuem grandes contratos globais e que buscam profissionais que possam gerir contratos e fornecedores, assim como fornecer soluções de melhorias e reduções de custo.
– O profissional deve possuir conhecimentos técnicos de Infraestrutura, como redes, servidores e telecom.
– O grande diferencial está em profissionais que possuam alta bagagem de conhecimento técnico, mas também perfil estratégico e grande conhecimento do negócio.
RH
Analista de Recrutamento e Seleção
– Experiência com a triagem pelo LinkedIn, especialmente quando envolve perfil mais estratégico e sênior. A ferramenta passou a ser a mais importante de atualização curricular e é visitada com mais frequência. As melhores empresas costumam recrutar por lá.
– Inglês avançado (para que ele possa fazer alinhamentos e testar o idioma destes candidatos). Como o mercado exige cada vez mais profissionais bilíngues, o recrutador precisa ter certeza que o candidato selecionado “está dentro”.
– Saber fazer uma entrevista por competência: o recrutador ganha mais respeito internamente quando aprova ou reprova o profissional baseando-se em exemplos (ou a falta deles).
Business Partner
– Conhecimento generalista em todos os processos de RH, especialmente acompanhamento de liderança;
– Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas: aproxima o RH do negócio, desenvolve o olhar crítico para números e resultados/metas. Faz com que o RH seja cada vez mais estratégico e presente nas decisões da empresa, já que como BP ele precisa ganhar respeito da liderança (cliente interno).
Finanças
Analista Financeiro Generalista
– Conhecimentos e experiência com contas a pagar, receber, e gestão do fluxo de caixa.
– Conhecimentos em Excel avançado
– Analista de Planejamento Financeiro
– Inglês avançado
– Experiência em elaboração de budget / orçamentos. Experiência no acompanhamento de P&L por área de negócio. Consolidação dos resultados e elaboração de relatórios gerenciais.