Wannacry fez governo acelerar discussão sobre estratégia digital
O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações admite que acelerou as tratativas por uma estratégia digital unificada do governo federal a partir dos recentes ataques cibernéticos, notadamente o do ransomware Wannacry, há um mês. A ideia é ter um plano coordenado até o fim do ano.
“Há 60 dias tivemos a onda do estímulo ao suicídio. Há 30 dias um grande ataque de sequestro de dados, que começou na Europa, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil. O Ministério decidiu aprofundar as discussões sobre a segurança no ambiente virtual”, afirmou o secretário de Políticas de Informática, Maximiliano Martinhão, ao abrir nesta quinta, 8/6, seminário sobre a questão da segurança.
Como frisou ao lembrar que o MCTIC tem um GT criado desde fevereiro, “é necessário e urgente organizar esforços públicos na área digital. Esperamos concluir no segundo semestre uma proposta de estratégia digital de longo prazo.”
Segundo também avisado durante o seminário Confiança no Ambiente Digital, a proposta deverá ser submetida a uma consulta pública a partir de agosto para que até o fim do segundo semestre seja possível baixar um decreto presidencial com a Estratégia Digital Brasileira.