Depois da grita, governo solta portaria com eleitos para o CGI.br
O Diário Oficial da União desta terça-feira, 11/7, traz a portaria com os nomes dos integrantes do Comitê Gestor da Internet para os próximos três anos, com os nomes do governo, além dos eleitos pela sociedade civil e o indicado por notório saber.
A portaria (3.803/2017) foi assinada pelos ministros da Casa Civil e de Ciência e Tecnologia ainda na sexta-feira, 7/7, um dia depois da carta encaminhada pela Coalizão Direitos na Rede, na qual as entidades reclamavam da paralisia do CGI.br sem a nomeação.
O CGI.br conclui o processo eleitoral para as 11 vagas da sociedade civil há 40 dias. Para as quatro vagas titulares de entidades do Terceiro Setor foram eleitos Thiago Tavares Nunes de Oliveira (Safernet), Percival Henriques de Souza Neto (Anid), Flávia Lefèvre Guimarães (Proteste) e Tanara Lauschner (UFAM).
Entre o setor empresarial, as quatro vagas são divididas entre provedores de acesso e conteúdo, de infraestrutura, informática e empresas usuárias. Para cada uma delas os titulares eleitos são Eduardo Fumes Parajo (Abranet), Eduardo Levy Cardoso Moreira (Sinditelebrasil), Henrique Faulhaber (Assespro) e Nivaldo Cleto (AARB).
Os três representantes titulares para as vagas da comunidade científica e tecnológica são Sergio Amadeu (UFABC), Marcos Dantas Loureiro (UFRJ) e José Luiz Ribeiro Filho (RNP). O colegiado tem, ainda, um integrante de notório saber em assuntos da internet, que permanece sendo Demi Getschko, e 9 nomes indicados pelo governo.