Internet

Maior parte dos produtores rurais só acessa internet pelo celular

A maior parte dos produtores rurais brasileiros (59,1%) depende do celular para acessar a internet, mesmo sendo essa conexão considerada de pior qualidade, informa uma pesquisa divulgada pelo Sebrae. A maioria dos demais (58,2%) não usa porque nem essa está disponível. 

“Os produtores fazem uso restrito da Internet, seja para transações comerciais ou para divulgação, em grande parte por conta da dificuldade de acesso ou da má qualidade da conexão”, diz o estudo “Tecnologia da Informação no Agronegócio”, que ouviu 4.467 produtores rurais em todos os estados do país, entre 29/3 e 12/4. 

A pesquisa identificou também que apenas 39,5% das empresas de agronegócio usam computadores e que menos da metade dessas (ou 18,9% do total) se valem de equipamentos conectados à rede. Nesses casos, prevalecem acessos via rádio (34,3%) ou por banda larga móvel (24,3%), além de ADSL (21,6%) ou satélite (9,1%). 

Para os entrevistados a qualidade das conexões por celular receberam nota 5,9, em média. No caso das produtores que se valem de computadores conectados, a qualidade dos acessos ficou com nota média 6,4. Os melhores acessos são nas residências dos entrevistados (ADSL 34%, rádio 21%), com nota 6,8. 

Ainda segundo o Sebrae, se no geral 59% usam celular para se conectar, os percentuais diferem quanto menores os empreendimentos: 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones para acessar a web. 


Além disso, apenas 6% dos produtores rurais ouvidos na pesquisa do Sebrae já fizeram alguma compra pela internet, 4% já usaram a web para efetuar vendas e não mais de 16% dos empreendimentos rurais possuem página ou perfil em redes sociais. 

Botão Voltar ao topo